“Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede… Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.”
(João 6.35,37)

Neste versículo, inicialmente encontramos o que Cristo afirmou a respeito de si mesmo: “Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.”

O Senhor Jesus está nos dizendo que ele mesmo é o alimento designado para o homem. As almas dos homens estão naturalmente morrendo de fome por causa do pecado. Cristo foi enviado por Deus, o Pai, para satisfazer, aliviar e atender as necessidades espirituais do homem. Somente em Cristo – em seu ofício de mediador e sacerdote; em sua morte redentora; em sua graça, amor e poder ¬– somente nele as almas vazias têm suas necessidades supridas. Em Cristo, há vida. Ele é o “pão da vida”!

Esse nome foi escolhido com grande e perfeita sabedoria divina. O pão é um alimento essencial. Podemos viver razoavelmente sem muitos tipos de alimentos em nossa mesa, mas não sem o pão. O mesmo acontece em relação a Cristo. Ou temos a Cristo, ou morreremos em nossos pecados. O pão é um alimento adequado a todas as pessoas. Alguns não comem carne; outros, vegetais, mas o pão é apreciado por todos. É um alimento tanto para o rico quanto para o pobre. Isto também é verdade em relação a Cristo. Ele é o Salvador que supre as necessidades de todas as classes de pessoas. O pão é necessário todos os dias. Outros tipos de alimento talvez comamos de vez em quando; porém, diariamente desejamos ter o pão. Assim também carecemos de Cristo. A cada dia de nossas vidas, precisamos de seu sangue, sua justiça, sua intercessão e sua graça. Com razão Ele é chamado “o pão da vida”!

Sabemos o que realmente significa ter fome espiritual? Sentimos, de fato, o vazio e o desejo que há em nosso coração, sentimentos e consciência? Devemos entender com clareza que somente Jesus pode satisfazer nossas carências e que seu ofício consiste em nos dar alívio. Precisamos vir a Cristo pela fé; precisamos crer nele e depositar em suas mãos as nossas almas. Fazendo isso, ele nos concederá a sua promessa real de que encontraremos satisfação agora e eternamente. Está escrito: “o que vem a mim jamais terá fome; e o que vem a mim jamais terá sede”.

Encontramos também, nesses versículos, o que Jesus disse a respeito dos que vêm a Ele: “O que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora”.

O que significa “vir” a Cristo? É a atitude da alma realizada quando a pessoa, ao sentir os seus pecados e compreender que não pode ser salva por suas próprias forças, dá ouvidos à voz de Cristo, se apega, confia e se apropria dele, lhe entregando todo o seu fardo, para receber a salvação. Quando isso acontece, a Bíblia assegura que tal pessoa “veio” a Cristo.

O que o Senhor ensinou ao dizer: “De modo nenhum o lançarei fora”? Ensinou que não se recusa a salvar qualquer pessoa que vem a Ele, não importando a vida que tenha levado. Mesmo que, no passado, tenha cometido pecados terríveis, e, no presente, sua vida se caracterize por fraqueza e imperfeição, o importante é que venha a Cristo pela fé. Fazendo assim, Cristo o receberá e o perdoará graciosamente; o transformará em um de seus filhos queridos e lhe dará a vida eterna.

J.C. Ryle (1816-1900), foi Bispo da Igreja da Inglaterra em Liverpool