”Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando
os maus e os bons.” (Pv. 15.3).

Vivemos num mundo onde muitos ignoram a realidade da presença divina. Os ateus dizem que Deus não existe. Os agnósticos insistem que não podemos conhecê-lo. Os panteístas afirmam que Deus não é pessoal. E os deístas dizem que Deus está muito distante de nós para ouvir e ver o que estamos fazendo. No entanto, a Escritura Sagrada citada acima não deixa dúvidas, quando afirmam que (1) “os olhos do Senhor estão em todo lugar”. Essa solene afirmação revela claramente a doutrina da onipresença de Deus. Pois, diferente de seres limitados como a raça humana, presos ao tempo e ao espaço, Deus é atemporal. Ele está em todo lugar, em todo tempo. Não há um único centímetro do universo em que Deus não esteja presente. A Escritura ainda nos diz que Deus está (2) “comtemplando os maus e os bons”. Tal afirmação aponta para a realidade de uma outra doutrina, a qual deve ser também observada, a saber: a doutrina da onisciência de Deus. Deus não só está presente como também conhece e sonda as mentes e os corações dos homens.

Não podemos nos esconder de Deus, pois Ele é onipresente, nem enganá-lo, pois o mesmo é onisciente. Deus sabe exatamente quem você é. O que você pensa e o que você faz. Todos os pecados ocultos são descobertos diante do Deus onisciente. Ele conhece o passado, o presente e o futuro de cada indivíduo. Portanto, não nos enganemos achando que Deus trata da mesma forma o bem e o mal. Ele é santo em seu caráter e justo em todas as suas obras. Ele sabe muito bem a distinção entre o bem e o mal. Entre aquele que vive na prática do pecado e aquele busca uma vida santa. Deus contempla os maus e os bons e dará a cada um segundo as suas obras.

Deus se deleita naqueles que seguem a bondade, mas abomina aqueles que maquinam o mal. Deus tem prazer quando andamos pelo caminho da santidade, mas se desgosta quando cedemos ao pecado. Queridos, jamais se esqueçam: Deus está olhando para você. O que ele está vendo? Você está andando na luz? Falando a verdade? Praticando a justiça? Seu coração é íntegro diante de Deus? Sua alma anseia por Deus?

Deus nos vê não só por fora, Ele conhece o mais íntimo do nosso ser.
Fite os teus olhos em Deus.

Dc. José Nilton Onofre