Pastorear o rebanho de Deus é a tarefa principal dos Presbíteros da Igreja. Isto envolve o cuidado em ensinar e aplicar tudo o que a Bíblia diz que devemos fazer. De forma que, quando o assunto é o culto que devemos prestar ao Senhor toda a atenção dispensada é de extrema importância, por uma razão pura e simples: todos nós fomos criados para “… glorificar a Deus e adorá-lo para sempre” (Breve Catecismo, pergunta n. 01).

Conviver com a tecnologia do nosso tempo tem sido cada vez mais algo inevitável. Ela está em todos os lugares. Hoje andamos com um telefone em nosso próprio bolso, e muito mais do que isso, com ele acessamos o mundo por meio da internet, enviamos e-mails e torpedos, pagamos contas, transferimos dinheiro, publicamos vídeos e fotos, assistimos o culto da igreja ao vivo, tudo isso em tempo real. Só para você ter uma ideia da dimensão do que estamos tratando, todos os dias aproximadamente 200 mil torpedos são enviados de todo o mundo, inclusive aos domingos.

Contudo, todo esse avanço tecnológico tem despertado uma sincera preocupação pastoral por parte do Conselho da Igreja. Quem está controlando quem? Será que nós estamos controlando nossos smartphones e/ou tablets, ou eles estão nos controlando? A resposta não é difícil quando olhamos o que está acontecendo dentro da igreja. Antes, durante e depois o culto, vemos pessoas isoladas, sentadas nos bancos ou pelos cantos com a cabeça baixa. Orando? Não, teclando!

Crianças, jovens e também adultos tem sido vistos nos momentos de culto distraídos por jogos, facebook e what’s app. Mesmo com a chegada da Bíblia digital para tablets e celulares, as opções de distração são inúmeras: e-mails, torpedos, fotos, vídeos, jogos, notícias sobre a final do seu time de futebol preferido.

Pense comigo: Se você concorda que o seu celular deva estar definitivamente desligado no cinema (pois atrapalha o filme), que na sala de aula seu filho não deve usá-lo (pois ele irá perder a concentração e ficar mexendo no celular, sem dúvidas), e em aviões todos devem desligar seus aparelhos eletrônicos (pois isso compromete a segurança), por que quando estamos no culto pode?

Temo que se não começarmos a fazer alguma coisa, agora, criaremos uma geração desconcentrada, irreverente, que no futuro verá a Bíblia com mais um aplicativo para seu smartphone. Criaremos filhos que seguindo o nosso exemplo entenderão que Deus pode nos esperar em meio ao culto, enquanto damos mais uma olhada em nosso aparelho.

O que fazer então? Peço que você siga estas orientações, pelo bem da igreja, de seus filhos e da sua alma:

1. Deixe o seu celular em casa. Aprenda a não levá-lo para a igreja. A maioria considerável dos crentes não precisa do Celular no Domingo. Por questões de segurança, porém (situações de emergência, por exemplo), deixe o celular no carro ou desligado na bolsa ou no bolso.

2. Questões Urgentes. Profissionais da área de saúde, segurança pública ou de outras áreas que requeiram estar com o celular por questões de urgência, devem deixá-lo no modo ”vibrar” e nunca entregue o celular para o filho.

3. Desacostume-se urgentemente ler a Bíblia no celular no culto. Boa parte dos crentes que faz isto está perdendo rapidamente o bom hábito de levar a Bíblia para a igreja. Muitos crentes estão perdendo também a capacidade de retenção do texto lido por causa disso.

4. Não deixe que a Bíblia se torne irrelevante. Como o Celular é muito mais importante para outras questões e usos no dia-a-dia, o risco de a Bíblia passar a ser apenas um daqueles aplicativos opcionais e ‘de uso de vez em quando’, torna-se grande. Perdida no meio de tantos aplicativos opcionais que você baixou, ela corre o risco de cair no esquecimento.

5. Pesquisas, estudos, autoridades médicas ainda discutem os malefícios da tecnologia na mente das crianças. Não fique só́ com a opinião dos que defendem os benefícios da tecnologia. Há muita discussão em aberto neste campo. Estude algo sobre Dislexia, por exemplo, e veja como aparelhos eletrônicos, games, jogos, etc., podem contribuir para problemas como Dislexia ou Síndrome de Asperger.

6. Desconcentrar-se em cultos já é algo muito rápido para as crianças e adolescentes. Com um recurso tecnológico em mãos, o problema com certeza irá aumentar.

7. Incentive seu filho desde pequeno a participar do culto ao Senhor. Não deixe que ele se sente sozinho. Mantenha-o sempre ao seu lado. Se ele ainda não escreve, ensine-o a desenhar aquilo que ouve na pregação, se ele já começou a ler e a escrever, ajude-o anotar partes do sermão. Envolva-o já! Mostre que ele é um cidadão do Reino dos Céus, e que está participando do maior evento da terra: a adoração e exaltação de Cristo.

(As orientações de 1-6 foram extraídas e adaptadas do artigo “Uso da Bíblia em Tablets e Celulares e as Crianças no Culto, de autoria do Rev. Jáder Borges Filho, www.ipsat.com.br)

No amor de Jesus, nosso Senhor e Salvador

Pr. Alan Kleber