O DIP é o Domingo da Igreja Perseguida, evento que acontece há 25 anos e foi criado pelo Irmão André, fundador da Missão Portas Abertas. Esse dia tem o objetivo de unir as igrejas espalhadas pelo mundo para a oração, reflexão e ação. É um importante momento para lembrarmos dos cristãos perseguidos, já que estes enfrentam muitas dificuldades em nome de sua fé em Cristo.

Segundo a Missão Portas Abertas, única organização a promover um tipo diferenciado de pesquisa anual, onde a liberdade que um cristão tem para praticar a sua fé é avaliada analisando as cinco principais esferas de sua vida (individualidade. Família, comunidade, nação e igreja), em 2014, “… os dez países onde os cristãos enfrentaram a maior pressão e violência no período de formulação dos relatórios foram: a Coreia do Norte, Somália, Iraque, Síria, Afeganistão, Sudão, Irã, Paquistão, Eritreia e Nigéria”.

Quanto maior for a violência física não implica necessariamente em maior perseguição contra os cristãos que vivem nesses países. Engana-se quem pensa que a violência é a forma predominante e mais invasiva de perseguição. Em muitos casos, a opressão pode ter um efeito ainda mais devastador. Veja abaixo como a perseguição atua nas cinco esferas da vida de um cristão:

1. INDIVIDUALIDADE
A pessoa não é livre para escolher qual religião quer seguir; orar a Deus dentro de casa ou em lugar público; possuir um exemplar da Bíblia ou outros livros cristãos para uso pessoal, etc.

2. FAMÍLIA
A perseguição vem por meio dos pais, irmãos, tios, avós, primos e outros. O convertido é impedido de praticar sua fé em casa e enfrenta problemas em assuntos civis como casamento, enterro de familiares, herança e outros.

3. COMUNIDADE
O cristão sofre pressão por meio de atitudes preconceituosas, regras de convivência, casamento forçado, dificuldade de acessar recursos, pressão para renunciar a fé, discriminação no trabalho, intimações à delegacia, etc.

4. NAÇÃO
O cristão enfrenta oposição, pois não há leis que garantam liberdade de culto e prática da fé. É considerado crime pregar a Palavra e, em casos mais extremos, até a conversão ao cristianismo. O cristão enfrenta problemas para tirar o passaporte, sair do país, se reunir com outros cristãos.

5. IGREJA
Enfrenta dificuldades em realizar atividades como cultos, reuniões de oração, batismos, estudos bíblicos, entre outros. Ter acesso à Bíblia e a outros materiais cristãos é quase impossível. A opressão pode vir de todas as esferas: vizinhos, governo, polícia e família (Fonte: www.portasabertas.org.br).

Querido irmão, nosso objetivo portanto, é motivar você para que faça parte da história de vida de milhares de cristãos que sofrem perseguição, divulgando e conscientizando o maior número de pessoas possível. Afinal, se tudo o que eles enfrentam fosse com você, você gostaria que outras pessoas soubessem o que você passa, não gostaria?

Fraternalmente,

Pr. Alan Kleber