“Ela sempre foi atenciosa com os outros, mesmo quando estava em uma situação muito difícil. Ela estava sempre preocupada com outros prisioneiros. Ela nunca parou de se preocupar com o povo da Síria, vivendo as coisas simplesmente horríveis nesta guerra e ainda são. Ela nunca parou de cuidar dos outros”

Assim foi descrita Kayla Mueller por um ex-refém do EI (Estado Islâmico) em uma história notável no site ABC News desta manhã. Quatro ex-reféns contarão sobre sua provação compartilhada hoje à noite por uma transmissão de rádio do programa ABC News “20/20” (http://abcnews.go.com).

Sabíamos que Mueller foi torturada e agredida sexualmente por Abu Bakr al-Baghdadi, líder do EI. Mas só agora estamos ouvindo relatos notáveis de seu infalível compromisso e caráter cristão. Ex-reféns descreveram seu senso de humor e uma fé inabalável. Eles testemunham que ela defendeu seu compromisso cristão diante de “Jihad John”, o infame carrasco do Estado Islâmico, e inspirou a todos com sua coragem.

Em determinado ponto ela recusou a chance de escapar de modo que alguns adolescentes com ela teria uma melhor chance de liberdade. “Eu sou uma americana. Se eu fugir com vocês, eles vão fazer de tudo para nos encontrar novamente”, ela explicou. Uma menina que escapou disse que Mueller “estava orando por nós para escapar, para sobreviver. Eu nunca vou esquecer esse sacrifício. Ela foi muito boa para nós. Eu nunca vou esquecer”. Mueller morreu em fevereiro de 2015. O Estado Islâmico afirmou que um ataque aéreo da Jordânia na Síria a matou, uma reivindicação da Casa Branca negou. De acordo com outra ex-refém do EI, ela foi morta pelos terroristas, talvez pelo próprio al-Baghdadi.

A Escritura diz: “Exercitar justiça e juízo é mais aceitável ao SENHOR do que sacrifício” (Pv 21.3). Para Kayla Mueller, sua integridade era o seu sacrifício. Ela está agora contada entre “… as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam” (Ap 6.9).

Você e eu não somos propensos a enfrentar qualquer coisa como Kayla Mueller suportou, mas vamos encontrar nossas próprias tentações e desafios hoje. John Maxwell observou: “Sua integridade é a base para a realização duradoura. Se você construi-la, o sucesso e a importância virão. E você será capaz de apreciá-los por um longo tempo”. Por outro lado, todos nós sabemos o que acontece com uma casa que possui um fundamento defeituoso: fissuras escondidas debaixo da casa produzem fissuras visíveis nas suas paredes que só pioram ao longo do tempo.

A melhor hora de definir seu caráter é antes de ser provado. No início deste dia, rogue ao Espírito Santo para manifestar o fruto da “fidelidade” e “domínio próprio” em sua vida (Gl 5.22, 23). Decida que você irá enfrentar a tentação com integridade e oposição, pela graça. Lembre-se que “Quem anda em integridade anda seguro, mas o que perverte os seus caminhos será conhecido” (Pv 10.9). E sei que em um dia de confusão moral e engano, seu caráter é o seu testemunho mais indispensável.

Pensando em Kayla Mueller esta manhã, eu me lembro agora da famosa reflexão do missionário martirizado Jim Elliott, “Não é tolo aquele que abre mão do que não pode reter para ganhar o que não pode perder”. Jesus disse aos seus seguidores perseguidos, “… Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap 2.10).

Kayla Mueller está usando sua coroa hoje.

Artigo escrito por Dr. Jim Denison, em 26 de Agosto de 2016

Nota do tradutor: Kayla Mueller foi seqüestrada pelo Estado Islâmico no dia 04 de agosto de 2013, durante uma viagem para a Síria a fim de fornecer ajuda humanitária.

Fonte: http://www.denisonforum.org

Tradução: Alan Kleber Rocha