“Por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, que chegou até vós; como também, em todo o mundo, está produzindo fruto e crescendo, tal acontece entre vós, desde o dia em que ouvistes e entendestes a graça de Deus na verdade; (Cl 1:5-6).

Na mensagem de Cl 1.1-8, fomos convidados a contemplar a maravilhosa a bondade de Deus e a agradecê-lo pelo poder transformador do Evangelho de seu filho Jesus Cristo.

No passado a Cidade de Colossos, localizada na Frigia, na província romana da Ásia (parte da atual Turquia), a uns 160 Km ao leste da cidade de Éfeso, às margens do rio Lico, era uma cidade prospera e crescente no ramo industrial. A lã e tintura eram produtos importantes em seu comércio de importação.

Quando Paulo escreveu essa carta, a cidade de Colossos já não era mais a mesma. Ela havia se tornado em uma cidade pequena, insignificante e esquecida no mundo neotestamentário. O surgimento de novas cidades com melhores localizações geográficas e os constantes abalos sísmicos que a cidade passara, causando destruição e miséria, explicam a lamentável condição de pobreza de Colossos. Contudo, o maior problema de Colossos não era a pobreza material, mas a espiritual. Seus moradores eram profundamente idolatras; o misticismo e o sincretismo religioso atuavam como névoa escura em suas mentes, impedindo-os de comtemplar perfeitamente a glória de Deus pela Obra da Criação.

Mas, Algo fantástico aconteceu na cidade de Colossos: O verdadeiro Evangelho havia sido pregado naquele lugar. Aqueles que viviam em trevas viram a verdadeira luz. Muitos foram convertidos a Cristo abandonando os seus pecados. Agora a fé em Jesus Cristo, e o amor entre os santos eram o que existia de maior valor em suas vidas (vs.4).

O que deve nos alegrar ainda mais é que, o fato de Paulo nunca tivesse visto face a face os crentes de Colossos (Cl 2.1), não ofusca a sua sincera gratidão a Deus pela manifestação de sua graça na vida deles (vs.3), não deixando dúvida de que a mudança radical na vida dos crentes em Colossos não foi um resultado de seus esforços pessoais, mas da vontade soberana de Deus.

A esperança daqueles que ouviram as boas novas do Evangelho agora está preservada nos céus (Cl 1:5). Pois, o Evangelho chegou até eles poderosamente produzindo fruto e crescendo no meio deles (vs.6a); suas mentes foram esclarecidas os colossenses agora podiam entender a graça de Deus na verdade (vs.6b). Isso nos ensina algo muito importante: quando somos instruídos na verdade do Evangelho, Deus abençoa, nutre e guia o seu povo. Por tanto, onde o Evangelho chega, a glória de Deus triunfa.

Pr. José Nilton