Texto Bíblico: Ageu 1.9-11

Introdução

Deus requer que cada um dos seus despenseiros (mordomos, aqueles que cuidam da despensa) seja encontrado fiel: “Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel” (1Co 4.2). A Bíblia nos ensina que um bom mordomo de Cristo glorificará o Seu Senhor em todas as coisas. Ele sempre estará pronto para agir, buscando fazer a vontade de Deus.
No livro de Ageu, o profeta aponta claramente o pecado de seu povo. Eles foram enviados de volta à Jerusalém para reconstruir o templo. Disso dependia a reconstrução de suas próprias vidas. Fazer esta obra era o sinal mais claro de que eles entenderam o que aconteceu no passado por causa da desobediência de seus pais, e que não repetiriam o mesmo pecado, desprezando assim ao Senhor.
Deus havia feito grandes coisas para o seu povo; Ele os havia trazido de volta da Babilônia para Jerusalém, com a missão de reconstruir o templo que havia sido destruído. Com isso, os judeus deveriam glorificar o SENHOR dos Exércitos acima de todas as coisas.
Não valorizamos a glória de Deus acima de tudo? Mas, por que parece que em nossos dias cada um está mais preocupado com a sua própria casa do que com a Casa do Senhor? Ageu nos adverte que os frutos que colheremos se não priorizarmos aquilo que deve ser mais importante em nossa vida cristã serão amargos. Sabe por que?

I – Seus Planos e Projetos irão Azedar (v.9)

“Esperastes o muito, e eis que veio a ser pouco, e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu com um assopro o dissipei. Por quê? — diz o SENHOR dos Exércitos; por causa da minha casa, que permanece em ruínas, ao passo que cada um de vós corre por causa de sua própria casa”.

1. Esperar o muito sem dar prioridade a Deus é pouco. “Esperastes o muito, e eis que veio a ser pouco, e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu com um assopro o dissipei”. Os israelitas nutriam grandes expectativas com seu retorno à Jerusalém. Eles esperavam muito, mas muito mesmo. Ao retornarem do exílio eles trouxeram consigo o sonho de resgatar a glória perdida em um passado marcado pela dor, sofrimento, fome, miséria e escravidão em uma terra estranha. Eles sentiram o peso da mão disciplinadora do SENHOR dos Exércitos, e agora, o que mais queriam era reconstruir e fazer tudo novo.
Contudo, a expectativa de uma grande colheita, de uma abundante produção de cereal, vinho e azeite, “… veio a ser pouco”, pois quanto mais os crentes voltavam os olhos para sua casa, Deus com um simples assopro dissipava tudo.

2. Primeiro o Reino, depois a demais coisas. O profeta Ageu anuncia que o fato de eles não terem dado ouvidos a Palavra do Senhor fez com que cada um começasse a correr “… por causa de sua própria casa”, no desejo de reconstruir o que foi arruinado. Não ter dado prioridade a reconstrução da Casa do Senhor era o motivo porque as expectativas dos crentes nos dias de Ageu azedaram. “Por quê? — diz o SENHOR dos Exércitos; por causa da minha casa, que permanece em ruínas, ao passo que cada um de vós corre por causa de sua própria casa”.

II – Deus irá reter a sua bênção (v.10)

“Por isso, os céus sobre vós retêm o seu orvalho, e a terra, os seus frutos. Fiz vir a seca sobre a terra e sobre os montes; sobre o cereal, sobre o vinho, sobre o azeite e sobre o que a terra produz, como também sobre os homens, sobre os animais e sobre todo trabalho das mãos.”

Não se esqueça que a Bíblia afirma a responsabilidade humana, mas também afirma de maneira muita mais forte e frequentemente do que alguns imaginam, o poder e autoridade de Deus sobre todas as coisas. Vamos conferir?
1. As nações estão sob o controle de Deus (Sl 2.1-4; 33.10).
2. A natureza e os animais também (Mc 4.41; Sl 135.7; 147.18; 148.8; 2Rs 17.25; Dn 6.22; Mt 10.29).
3. Deus é soberano sobre Satanás e os demônios (Mt 4.10; 2Co 12.7-8; Mc 1.27).
4. Ele usa os ímpios para seus propósitos (Jó 12.16; Jo 19.11; Gn 45.8; Lc 22.22. At 4.27-28).
5. Deus endurece corações (Êx 14.17; Js 11.20; Rm 9.18).
6. Ele envia problemas e calamidades (Jz 9.23; 1Sm 1.5; 16.14; 2Sm 24.1; 1Rs 22.20-23; Is 45.6-7; 53.10; Am 3.6; Rt 1.20; Dt 32.39).
7. Deus faz o que lhe agrada e seus planos não podem ser frustrados (Is 46.9-10; Dn 4.34-35).
8. Ele guia todos os nossos passos e faz todas as coisas segundo conselho da sua vontade (Pv 16.33; 20.24; 21.2; Jr 10.23; Sl 139.16; Rm 8.28 e Ef 1.11).

Aplicação

1. Nós dependemos de Deus para tudo. Às vezes Ele faz uso das leis ordinárias da natureza para castigar aqueles que o esquecem. Se por nós, Ele não for lembrado por suas misericórdias, certamente seremos lembrados por seus juízos; e se, como mordomos, não fazemos uma utilização adequada do que Ele nos confia, Ele pode facilmente levar tudo embora. Não ter tempo para Deus é viver perdendo tempo.

2. Qual tem sido a sua prioridade nesta vida? Ganhar dinheiro, construir a sua vida nesta terra, ajuntar tesouros neste mundo? Disse Jesus: “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt 6.19-21).

Conclusão

Quando lemos o Evangelho de Mateus encontramos nosso Senhor Jesus Cristo tratando do mesmo problema, porque recorrente na vida do seu povo. “Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” Creia na Palavra de Cristo e viva pela graça no poder do Evangelho. Nossa maior prioridade é o Reino de Deus e a sua justiça. Quanto as demais coisas? Certamente, elas nos serão acrescentadas.

Pr. Alan Kleber