“Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo” (Fl 1.27).

Quando uma pessoa nasce, ela passa a ser cidadão ou cidadã daquele país onde nasceu. Essa cidadania confere direitos e deveres a esta pessoa, e, portanto, ela deve viver de acordo com as normas de sua nação. Algumas nações são mais desenvolvidas do que outras, o que implica que seus respectivos cidadãos desfrutam de mais benefícios do que os das nações menos desenvolvidas. Entretanto, há uma cidadania que supera todas as nacionalidades existentes, a qual não é terrena, e é justamente isso, o que o apóstolo está fazendo, chamando nossa atenção para essa realidade.

Uma tradução alternativa para a expressão “vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo” é “acima de tudo, comportem-se como cidadãos [gr. politeuesthe] dignos do evangelho de Cristo”. Essa frase capta muito bem o jogo de palavras de Paulo aqui e em 3.20 quando ele diz que “nossa pátria [gr. politeuma] está no céu.”1

O verbo vivei [gr. politeuesthe] quer dizer: ser um cidadão; administrar afazeres civis, dirigir o estado; fazer ou formar um cidadão; conduzir-se, de acordo com o prometido, por alguma lei da vida.2

Os filipenses eram cidadãos romanos, pois, a cidade de Filipos “foi lugar de uma importante vitória de Augusto César e, por isso, foi declarada colônia romana, garantindo-lhes isenção de impostos e levando muitos veteranos de guerra a habitarem ali.” Entretanto, o apóstolo chama a atenção de seus leitores para o fato de que há uma cidadania mais importante do que a romana, uma cidadania que não é terrena, mas sim, celestial, a cidadania do reino dos céus, “pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Fl 3.20).

As palavras de Paulo não se limitam aos filipenses, mas é aplicável a todo aquele que, pela graça de Deus, foi regenerado pelo Espírito Santo. É assim que uma pessoa se torna cidadã do Reino dos Céus, a qual deve viver de acordo com as normas deste reino, exercendo sua cidadania de maneira digna do Evangelho de Cristo. Como?

Primeiro devemos exercer nossa cidadania celestial no sentido vertical, ou seja, em relação ao Senhor. Devemos amar o nosso Senhor e Rei acima de todas as coisas. Precisamos comparecer à sala do seu trono diariamente em submissão a ele. Como? Fazendo uso dos meios de graça que ele nos deu: A leitura bíblica e a oração. É assim que exercemos nossa cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo em relação ao nosso Senhor, nos relacionando com ele, nos prostrando aos seus pés e recebendo dele suas orientações. Como você está exercendo sua cidadania celestial? Se você tem negligenciado esses meios de graça para se achegar ao trono da graça, encorajo você a ir à sala do trono do nosso Rei Jesus, e suplicar a ele o seu favor cotidiano, pois, ele é o Rei gracioso que nos guia e protege. Somente depois de nos relacionarmos com Cristo, é que exerceremos bem a nossa cidadania celestial com o nosso próximo, que é o segundo aspecto.

Em segundo lugar, devemos exercer nossa cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo em relação ao nosso próximo. Devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos. Precisamos viver em comunhão com os irmãos, pois, na comunhão dos santos desfrutamos da graça do trono do nosso bendito Rei. Na comunhão dos santos deixamos de lado nossas indiferenças, nossos interesses pessoais, nosso egoísmo, nosso partidarismo, porque nesse viver vemos que Cristo é tudo e em todos, ou seja, vemos Cristo nos irmãos.

Que cidadania maravilhosa, a cidadania celestial! Com certeza, esses benefícios são maiores e melhores do que todos os benefícios que as nacionalidades terrenas podem oferecer. E tudo isso só é possível porque o nosso Senhor e Rei Jesus, exerceu perfeitamente sua cidadania. Ele exerceu sua cidadania de maneira que o Pai foi glorificado nele. É somente por causa da obra de Cristo na cruz do Calvário que temos a mais nobre de todas as cidadanias.

Àqueles que ainda não tem essa bendita cidadania, encorajo-os a se prostrarem aos pés de Cristo, hoje mesmo, e suplicarem a ele o perdão dos seus pecados, e assim, receberem essa maravilhosa cidadania e viverem de maneira digna do evangelho de Cristo tendo comunhão com o Rei, e com o seu povo.

Que pela graça do Senhor, vivamos um 2020 de modo digno do Evangelho de Cristo.

No amor de Cristo, nosso Rei,

Sem. Elisson Oliveira

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1 Bíblia de estudo NAA. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2018.

2 STRONG, J. Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2002.