Repensando uma defesa reformada para o batismo infantil

Tristan A. Emmanuel

Quando os cristãos reformados defendem a prática do batismo infantil, geralmente apresentam uma descrição detalhada da teologia do pacto. O problema, entretanto, é que a maioria dos evangélicos simplesmente não sabe o que é o pacto. Eles não entendem a “teologia do pacto” e, portanto, nossa defesa do batismo infantil com base no funcionamento interno do pacto, geralmente soa forçada, artificial e desconexa.

Isso não quer dizer que os argumentos da teologia do pacto sejam inúteis. Pelo contrário, são argumentos claros e definitivos: visto que Cristo não veio para abolir a lei, mas para restaurá-la, a natureza do pacto e a sua administração não mudaram minimamente (Mt 5.17). Ele foi e ainda é um pacto da graça. O homem entra em união com Deus somente pela graça. Esta foi a implicação clara do chamado de Deus a Abraão da terra de Ur. Deus derramou graça sobre Abraão e toda a sua família – incluindo o menino que tinha apenas oito dias de idade. Visto que o pacto sob a administração imediata de Cristo também é plena da graça, nossa insistência de que as crianças ainda estão incluídas na novo pacto, como estavam no antigo, é fundamentalmente verdadeira.

Infelizmente, muitos cristãos não pensam mais em termos do pacto. Além disso, eles tendem a esperar que todas as respostas teológicas sejam tão simples quanto apontar para um versículo da Bíblia, e expressam grande suspeita com argumentos que são mais complexos. Tomemos, por exemplo, a objeção mais comum ao batismo infantil: “Mas mostre-me uma passagem do Novo Testamento que o ordena”.

A abordagem tradicional

Uma resposta típica a essa objeção é ensaiar uma litania de evidências do pacto começando em Gênesis com Abraão, Isaque e a circuncisão, seguindo até Malaquias para mostrar que por quase dois mil anos Deus incluiu crianças no pacto da graça. E a principal razão para reunir essas evidências é fazer nossos irmãos pensarem seriamente sobre a natureza do pacto. Queremos que eles percebam que o pacto de Deus não é algo individual – é fundamentalmente corporativo e familiar.

Mas também queremos que eles entendam que sua dependência de uma ordem do Novo Testamento é enganosa. A questão não é se o Novo Testamento comanda explicitamente o batismo de crianças; é que o Novo Testamento não o proíbe explicitamente (ou implicitamente). Se a exclusão de bebês tivesse sido ordenada pela vinda de Cristo, não apenas isso teria sido uma mudança dramática na política do pacto, mas também Deus teria revelado claramente a mudança. No entanto, Ele não o fez, então não podemos excluí-los.

Não obstante, usar um argumento pactual totalmente desenvolvido para defender o batismo infantil envolve uma reorientação teológica total. A reorientação exige muito esforço e, mais especificamente, tempo, para o crítico repensar cada texto que ele acredita que justifique o dogma “somente para crentes adultos”. Tudo isso é um dilema para o defensor de mentalidade pactual.

A abordagem do senhorio

Como um apologeta do pacto defende inequivocamente a necessidade bíblica do batismo infantil, sabendo que muitos evangélicos não entendem o pacto e foram condicionados por uma cultura anti-intelectual que espera que as respostas sejam tão fáceis como uma frase de efeito dos jornais? Resposta: O senhorio de Cristo.

Não obstante a eficácia de um argumento pactual, o argumento mais direto – ouso dizer o mais fácil – que justifica a necessidade bíblica da inclusão infantil, é o fato de que Cristo é o Senhor. O senhorio de Cristo torna o batismo infantil uma necessidade absoluta!

Sei que alguns podem achar isso um pouco difícil de engolir. Mas essas não são afirmações simples. Pense nisso: o que é o senhorio se não envolve o domínio completo sobre tudo o que somos e possuímos? Se Cristo é o Senhor, então Ele é o Senhor sobre cada centímetro quadrado de nossa existência. Se Ele é o Senhor, então não podemos reter nada Dele. Se Ele é o Senhor, então Ele é o Senhor de toda a nossa casa. Se Ele é o Senhor, então tem o direito de receber o que é mais precioso para nós – nossos filhos. Óbvio, não é? Para deixar mais claro, considere a relação entre a soberania de Cristo e o batismo na Grande Comissão.

Senhor das nações

Todos os cristãos reconhecem o imperativo evangelístico da Grande Comissão: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações…”. Mas muitos cristãos, incluindo os reformados, negligenciaram sua conexão com o batismo e sua implicação para os bebês. Isso é lamentável porque a Grande Comissão não apenas estabelece o imperativo evangelístico, mas nos ensina que Cristo tem o direito divino de possuir e administrar todas as nações da terra. Em termos concretos, isso significa que Cristo tem a prerrogativa divina de reivindicar cada indivíduo e cada família em cada nação.

Cristo, a Segunda Pessoa da Trindade, sempre foi Senhor das nações. Ele é, como Paulo o descreve, o “primogênito de toda a criação”(Cl 1.15). Este é um título que estabeleceu Sua legitimidade como o herdeiro do mundo. No entanto, no continuum espaço-tempo, Cristo não governou e administrou diretamente o mundo. Esta tarefa foi delegada a outro – Satanás (Mt 4.8; Lc 4.5-6). A Bíblia fala de Satanás governando as nações (Jo 12.31; 16.11; Ef 2.2). Este é um conceito difícil de avaliar.

No entanto, a Bíblia ensina que as nações foram mantidas sob o governo de Satanás, até a vinda do herdeiro legítimo, Cristo. Naturalmente, Satanás usou e abusou de sua autoridade para enganar as nações e fazer com que essas se rebelassem contra Deus.

Quando Cristo apareceu na história da redenção, Ele foi comissionado com vários objetivos: destruir a obra do pecado expiando-os da igreja e libertar as nações das garras de Satanás. Cristo fez exatamente isso. Ao vir como o herdeiro legítimo, Cristo sistematicamente começou a destruir a obra de Satanás (Mt 12.25-30; Lc 11.20-23). Na cruz, Ele destruiu completamente os efeitos judiciais do pecado e derrubou o regime de Satanás e, conseqüentemente, a influência de Satanás sobre as nações (Jo 12.30-33; 16.11; Ap 12.10). A obra de Cristo em todo o Seu ministério terreno, culminando na cruz, destronou Satanás.

A vitória de Cristo sobre o pecado e Satanás mereceu não apenas o favor do Pai, mas também a Sua recompensa. E a Grande Comissão é o cumprimento da promessa de herança do Pai a Cristo. Desde toda a eternidade, o Pai prometeu ao Filho que Ele lhe concederia autoridade direta para administrar e impor Seu reinado direto sobre a Sua herança.

“Proclamarei o decreto do SENHOR: Ele me disse: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei. Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão. Com vara de ferro as regerás e as despedaçarás como um vaso de oleiro”(Sl 2.7-9).

Discipulado de todas as nações

As nações sob a administração de Satanás foram enganadas e se rebelaram contra Deus. Com a vinda de Cristo, porém, Deus colocou Seu Rei, Cristo, no trono do universo. Essencialmente, o Pai cumpriu Seu voto quando Cristo ressuscitou do túmulo e deu a Ele, o herdeiro legítimo, a ação para todas as nações sob o sol. Isso não significa que cada nação imediatamente se tornou cristã; simplesmente significa que Cristo recebeu o direito de governar diretamente sobre a Sua possessão. As nações sempre foram Suas, a diferença agora é que elas são Suas para se organizar e administrar diretamente no reino.

Em termos práticos, a Grande Comissão é simplesmente a anulação da obra e influência de Satanás sobre as nações. Sob Satanás, as nações foram enganadas e se rebelaram. Mas sob Cristo eles estão sendo discipuladas para se submeter. Portanto, a Grande Comissão é a política de reconstrução do reino de Cristo. Cristo está desfazendo os efeitos do reinado de Satanás ao reconstituir cada nação para refletir Suas políticas. Cristo realiza isso por meio da igreja. Cristo está comandando Seus discípulos na tarefa de quebrar todos os estados rebeldes com uma “vara de ferro” e “despedaçá-los” com o evangelho do reino.

Naturalmente, isso tem relação com o batismo infantil. Mas para ver a conexão, precisamos lidar com o conceito de “nação” na Grande Comissão. O que Cristo quer dizer com nação? Ele está se referindo a diferentes grupos de pessoas, a vários grupos étnicos no mundo? Ou é antes geografia; Ele está nos chamando para ir a todos os lugares diferentes do mundo e fazer discípulos lá? O que ele quer dizer?

A suposição subjacente para muitos é que Cristo não pode estar se referindo literalmente todas as nações, incluindo todos os indivíduos e famílias pertinentes a uma nação, porque tal tarefa pareceria totalmente implausível. A crença predominante é que Cristo está simplesmente nos mandando ir e fazer discípulos “de” todas as nações. Há um grande problema, entretanto, em que o texto não apóia tal visão.

O texto é enfático: “Ide, portanto, e fazei discípulos de todas as nações”. O texto é muito específico e implica categoricamente a corporação. Cristo quer a nação como uma entidade corporativa discipulada. Além disso, Ele pretende discipular tudo o que faz de um povo uma nação. Em outras palavras, Ele quer fazer discípulos de toda a nação, incluindo todas as pessoas da nação e todas as instituições culturais essenciais que são exclusivas daquela nação (ou seja, seu governo civil, judiciário, escolas, instituições religiosas, etc.). 

Mesmo se alguém argumentasse que ethnos, a palavra grega para nações, se refere apenas às “tribos gentílicas” e, portanto, não envolve o conceito moderno de uma entidade político-social (dispensando assim a ideia de que precisamos discipular o essencial de uma nação, suas instituições culturais), ainda há uma “corporação” essencial para a Grande Comissão de Cristo. Se as nações, estritamente falando, são apenas tribos gentílicas, então Cristo quer as tribos como tais sejam discipuladas, ou seja, toda a tribo, e não simplesmente “alguns fora” dela.

O Dr. Kenneth Gentry Jr., concorda com essa argumentação:

O termo [que] Cristo empregou carrega consigo um significado importante. Ele chama para o discipulado de “todas as nações” (ethnos), envolvendo os homens como indivíduos unidos em todos os seus trabalhos e relações sócio-culturais… Ele chama seus seguidores para “fazer discípulos de todas as nações”. Ele não diz apenas “discípulo de todos os homens” (embora este ponto menor também seja verdadeiro). Nesse caso, ele teria escolhido a palavra grega “anthropos”, o que permitiria a referência para indicar os homens como seres humanos individuais, em vez de raças coletivas, culturas, sociedades ou nações. Nem pede o discipulado de “todos os reinos” (basileia), como se reivindicasse apenas autoridade política. (The Greatness of the Great Commission [Tyler, Texas: Institute for Christian Economics], 54).

O objetivo da Grande Comissão é desfazer a influência de Satanás em todas as facetas da vida de uma nação. Posto de forma positiva, a Grande Comissão busca a influência abrangente da soberania de Cristo sobre cada faceta de uma nação. Obviamente, instituições nacionais como os governos civis ou supremos tribunais não podem ser discipulados no sentido mais estrito, apenas as pessoas podem.

No entanto, as instituições nacionais desempenham um papel vital no tecido social de cada nação porque são uma expressão da vontade e da paixão das pessoas e, portanto, devem ser submetidas ao reino de Cristo; afinal, sem pessoas não existem instituições culturais. Portanto, visto que Cristo deseja que todas as pessoas sejam discipuladas em cada nação, é indicativo que o tecido social de uma nação deve se tornar completamente permeado pelas políticas de Cristo – as nações devem ser discipuladas.

Matthew Henry coloca desta forma:

O cristianismo deve ser entrelaçado com as constituições nacionais, …os reinos do mundo devem se tornar os reinos de Cristo, e seus reis os pais provedores da igreja [devem] fazer dos povos as nações cristãs… Cristo, o Mediador, está estabelecendo um reino no mundo, nações para serem seus súditos (Matthew Henry’s Commentary on the Whole Bible [Old Tappan, NJ: Fleming H. Revell, n.d. 1721], 5:446)

O discipulado começa com o batismo

Até agora, tudo o que estabelecemos é que Cristo deseja as nações do mundo. Mas ainda não respondemos à questão do batismo infantil.

Visto que estamos tentando estabelecer que o batismo infantil é uma operação necessária do senhorio de Cristo, é importante ver a relação entre discipulado e batismo. Um discípulo é simplesmente alguém que foi introduzido no reino orgânico de Cristo. A questão da regeneração, eleição ou reino inorgânico é um ponto que abordarei em breve.

Como alguém faz um discípulo? Aqueles que defendem o batismo dos crentes apenas insistem que o processo começa primeiro com a pregação do evangelho a indivíduos e, assim, despertando a fé neles. Alguns podem até afirmar que se trata de ensinar a lei, visto que Cristo disse: “ensinando-lhes tudo o que tenho ordenado”. Mas a Ordo Salutis (ordem da salvação) não é necessariamente a preocupação deste texto. O que preocupa é o discipulado, e o texto deixa claro que o processo de discipulado começa oficialmente com o batismo. Cristo diz: “Ide, portanto, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.

Alguns defensores somente dos crentes podem querer argumentar que a Grande Comissão na verdade justifica sua teologia, visto que Cristo está nos mandando fazer discípulos, batizá-los e depois ensiná-los. Mas esta representação está incorreta. A suposição de que devemos primeiro levar alguém à fé antes de podermos batizar, e então começar a instrução moral, está incorreta.

Embora na maioria dos casos, a fé provavelmente preceda o batismo e a instrução na justiça, não é necessariamente a questão. Muitas pessoas passaram a ter fé após o batismo, não antes. Além disso, a tradução real do texto não coloca nenhuma primazia na ordem da salvação. Cristo não diz para fazer um discípulo primeiro, depois batizá-lo e depois ensiná-lo a obedecer. Ele diz que alguém que foi batizado se tornou um discípulo, após o que o processo de instrução começa para valer. Independentemente da ordem, uma pessoa não se torna um discípulo oficial de Cristo até que seja batizada no Nome do Deus Triúno. Portanto, o discipulado, nesse sentido, começa com o batismo.

Como isso se relaciona com os bebês? Cristo deseja que todas as nações se tornem Seus discípulos. Ele deseja discípulos-nações, e o processo de discipulado começa com o batismo. Portanto, discipular os povos como nações significa que Cristo as quer batizadas corporativamente. O batismo das nações é essencial para a Grande Comissão. Jesus simplesmente não aceitará a idéia de que o batismo de alguns indivíduos aqui e ali está de acordo com Sua Grande Comissão. Cristo deseja que as nações sejam batizadas em Seu nome para que as nações possam ser organizadas em Seu reino e ficarem sob Sua administração direta.

Isso é possível?

Nesse ponto, o crítico pode dizer que tal tarefa é impossível. É impossível porque seu alcance universal dificilmente parece plausível, ou porque é errôneo pois tal visão da Grande Comissão transforma o batismo em um sacramento político e, portanto, não seria diferente do batismo por coerção política. É impossível porque não podemos esperar que toda a nação “nasça de novo”.

No primeiro caso, o escopo universal da comissão de Cristo é inteiramente plausível, uma vez que não é realizado por nossas próprias forças. Cristo certificou-se disso quando deu aos discípulos estas palavras consoladoras: “e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”.

Em segundo lugar, quando o Pai prometeu ao Filho que Ele iria “despedaçar” as nações e “quebrá-las com uma vara de ferro”, a linguagem bíblica inegavelmente transmite algum tipo de coerção; disso, não precisamos nos desculpar. Cristo é o Senhor. Como Senhor, Ele exige submissão total – ou pagaremos as consequências: condenação total nesta vida e no inferno. Sei que isso parece cruel, mas é verdade. Nações que se recusarem a dobrar seus joelhos serão eliminadas. A história da redenção está repleta de exemplos.

Então, novamente, embora a coerção desempenhe um papel, não é o tipo que vem por meios humanísticos. Não envolve meios militares, manipulação ou repressão econômica. Vem desarmando as filosofias nacionais de uma nação por meio de retórica, pregação, debate, ensino, instrução e atos de amor. Vem envolvendo as idéias culturais em todos os níveis da nação com a verdade do evangelho, acreditando que com o tempo o evangelho desarmará e destruirá todas as especulações elevadas – tanto que a nação em todos os níveis se entregará a Cristo.

E, finalmente, esperamos que todos os cidadãos de todas as nações sejam salvos? Nossa resposta deve ser clara: não, não podemos. Não podemos garantir que as nações, muito menos os indivíduos, “nascerão de novo“. Mesmo que executemos estrategicamente a Grande Comissão com extraordinário sucesso, nada podemos fazer para salvar ninguém. Mas Cristo não está nos pedindo para fazer isso. Ele não está nos pedindo para fazer nações “eleitas”. Ele está nos pedindo para fazer discípulos de todas as nações – e esta é uma diferença importante.

Nem toda nação discipulada é necessariamente uma sociedade de indivíduos eleitos. Cristo não está nos pedindo para ir e fazer crentes regenerados. Embora todo crente nascido de novo seja um discípulo, nem todo discípulo é necessariamente nascido de novo. Claro, o ideal é uma salvação genuína e uma sociedade regenerada, mas não é isso que Cristo está ordenando. Ele está simplesmente ordenando que trabalhemos para expandir Sua influência real sobre os assuntos do mundo, e isso significa que devemos fazer discípulos de todas nações – deixando a questão de sua regeneração e eleição unicamente para Ele.

Cristo deseja estender Sua administração a cada nação que agora possui. Ele está procurando reverter os efeitos do reinado de Satanás. Fazer discípulos de todas as nações batizando-as e ensinando-as é o meio divinamente decretado pelo qual o reinado de Cristo avança em todo o mundo. Fazer das nações comunidades “pactuais” é o objetivo da Grande Comissão.

Se isso é verdade para as nações, também é verdade para todas as famílias, incluindo as crianças. Se Cristo possui as nações, Ele não possui todas as famílias das nações? E se Ele ordenou que as nações, como tais, deveriam ser batizadas e instruídas, independentemente de sua eleição, então isso não é verdade para todas as crianças em suas respectivas famílias?

Cristo possui as famílias do mundo. Cristo possui cada indivíduo no mundo. Eles são Seus por decreto divino, por direito divino, por herança divina. Mas Ele os quer em Seu reino. Ele é o Senhor deles. A Grande Comissão apresenta o maior desafio à nossa visão individualista do Cristianismo e, portanto, se estamos interpretando corretamente a Grande Comissão, o batismo infantil é uma consequência necessária do reinado soberano de Cristo.

Tradução: Alan Kleber Rocha

Fonte: chalcedon.edu