1Pe 3.8-12

Depois de munir os crentes de conhecimento acerca da realidade espiritual com respeito a salvação deles (1.1-12), Pedro fala das implicações desta salvação, a fim de que os eleitos e forasteiros tornassem este conhecimento visível por meio do seu estilo de vida (1.13-3.12).
As implicações desta salvação incluem a santidade pessoal (1:13–16), o temor reverente (1:17–21), o amor mútuo (1:22–2:3), a filiação em uma comunidade espiritual (2:4–10), e os relacionamentos na sociedade (2:11–3:12).
Os versículos 8-12 do capítulo 3 de 1 Pedro, é um resumo que conclui a seção maior iniciada em 2.11, a qual é considerada como um código de conduta cristã com respeito aos relacionamentos sociais (2.11-3.12), que conduz os cristãos a um viver santo. (2.11-3.12). Nesta seção, vemos Pedro instruir seus leitores quanto aos relacionamentos na sociedade no aspecto geral (2.11,12), com respeito ao Estado (2.13-17) e quanto ao relacionamento no ambiente doméstico (2.18-3.7).
No versículo 8, Pedro enfatiza a necessidade de unidade entre os crentes peregrinos, pois, nessa condição específica, precisavam ser fraternalmente amigos, compadecidos, misericordiosos e humildes. Tudo isso aponta para uma realidade familiar, onde irmãos, mesmo que na condição de forasteiros, experimentassem um ambiente agradável, onde a fé é fortalecida.
O versículo 9 fala daquilo para o que forasteiros foram chamados: Bendizer/abençoar. As palavras de Pedro estão fundamentadas nas Escrituras do Antigo Testamento, pois ele cita os versículos 12-16 do Salmo 34, reforçando a ideia de que os que não buscam sua própria vingança, receberão bênção por herança. Como? Bendizendo.
O apóstolo Paulo experimentou essa realidade, pois escrevendo aos coríntios, disse: “Quando somos injuriados, bendizemos” (1Co 4.12).
Esta ordem para bendizer também saiu dos lábios do Senhor Jesus, quando disse o seguinte: “bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam.” (Lucas 6.28).
Somos peregrinos em terra estranha, e nessa condição, fomos chamados para bendizer/abençoar. Devemos viver de acordo com o código de conduta da Palavra de Deus, o qual nos conduz a viver piedoso diante de Deus e das pessoas ao nosso redor.
É importante que experimentemos a orientação do versículo 8, pois, necessitamos viver em harmonia, compadecendo-nos uns dos outros, sermos fraternalmente amigos, misericordiosos e humildes. Vivendo tal realidade interna, entre irmãos forasteiros neste mundo, transbordaremos ao ponto de não termos dificuldade em bendizer/abençoar os de fora da igreja, mesmo que falem mal de nós.
O Senhor Jesus peregrinou neste mundo, aqui ele sofreu injúrias, maus tratos e injustiças, e não obstante a tudo isso, ele sempre bendisse/abençoou.
Sigamos, pois, o exemplo perfeito, Jesus Cristo.
Referências bibliográficas
SPROUL, R. C. (ED.). The Reformation Study Bible: English Standard Version (2015 Edition). Orlando, FL: Reformation Trust, 2015.