PÃO E VINHO, SÍMBOLOS DA PROMESSA – CATECISMO DE HEIDELBERG (P. 77 e 78) – Rev. Alan Kleber Rocha

Série de Estudos no Catecismo de Heidelberg (1563), Domingo 28, Pergunta 77: “Onde Cristo prometeu alimentar e saciar os fieis com seu corpo e seu sangue, tão certo como eles comem do pão partido e bebem do cálice?” Resposta: “Nas palavras da instituição da ceia, que são :”O Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha” (1Coríntios 11:23-2. O apóstolo Paulo já se tinha referido a esta promessa, dizendo: “Porventura o cálice da bênção que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é a comunhão do corpo de Cristo? Porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão. (1Coríntios 10:16,1).” Domingo 29, Pergunta 78: “Pão e vinho, então, se transformam no próprio corpo e sangue de Cristo? Resposta: “Não. Neste ponto há igualdade entre o batismo e a ceia. A água do batismo não se transforma no sangue de Cristo, nem tira os pecados. Ela é somente um sinal divino e uma garantia disto. Igualmente o pão da santa ceia não se transforma no próprio corpo de Cristo, mesmo que seja chamado “corpo de Cristo”, conforme a natureza e o uso dos sacramentos.” Heidelberg foi produzido por Gaspar Olevianus e Zacharias Ursinus, e é um dos mais famosos e extraordinários catecismos produzidos no período da Reforma Protestante. Estudo bíblico ministrado na Quarta-feira (22/10/2014), na Igreja Presbiteriana de Aracaju. Receba as nossas atualizações assinando o nosso Canal no YouTube. Visite o nosso Site: www.iparacaju.org