(2Tm 3.16)

No dia 31 deste mês, a Reforma Protestante completará 508 anos. Na trajetória da Reforma alguns pontos teológicos foram surgindo, sendo um deles os Cinco Solas, ou seja, os cinco somente, que são:

* Somente a Escritura (Sola Scriptura),

* Somente Cristo (Solus Christus),

* Somente a fé (Sola fide),

* Somente a graça (Sola Gratia),

* Somente a Deus glória (Soli Deo Gloria).

O somente a Escritura tem fundamento no texto bíblico de 2Tm 3.16, que diz:

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2Tm 3.16).

A partir desta afirmação inspirada por Deus, a compreensão das igrejas reformadas ao longo do tempo, é a de que as Escrituras Sagradas são inerrante, autoritativa e suficiente.

A respeito da suficiência da Palavra de Deus, a Confissão de fé de Westminster afirma o seguinte: “À Escritura nada se acrescentará em tempo algum, nem por novas revelações do Espírito, nem por tradições dos homens” (CFW, 1.6).

Esta afirmação fundamenta-se no que diz a Escritura na carta aos Gálatas, onde Paulo inspirado pelo Espírito Santo, disse:

“Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema” (Gálatas 1.8).

O somente a Escritura defendido pelos reformadores teve por finalidade combater os abusos da igreja católica romana, a qual acrescentou muitos dogmas e tradições – um outro evangelho. A defesa do somente a Escritura continuou acontecendo ao longo da história da Reforma, e é uma necessidade em nossos dias, pois não somente no catolicismo romano, mas também nas igrejas evangélicas, tem acontecido o acréscimo ou mistura ao Evangelho.

Muitas igrejas estão lançando mão de recursos humanos para conseguirem segurar pessoas em sua membresia, recursos estes que tem por finalidade colocar as pessoas no centro das atenções (antropocentrismo). O resultado de tudo isso tem sido uma superficialidade no conhecimento das Escrituras, e consequentemente, membros desprovidos de ensino, repreensão, correção, e educação na justiça.

Entretanto, a Reforma continua acontecendo, pois muitas igrejas estão cada vez mais apegando-se à suficiência das Escrituras, nas liturgias e nas Pregações. E como resultado, pode-se ver a membresia de tais igrejas providas de ensino, repreensão, correção, e educação na justiça.

A suficiências da Escritura sempre foi o lema do povo remanescente de Deus. Vemos isso ao longo da história deste povo narrada nas Escrituras, e de forma mais sublime, na vida e obra de Cristo. Quando tentado por Satanás no deserto, Jesus se valeu somente da Escritura Sagrada, pois os evangelistas narram este momento da vida do Senhor mostrando que suas respostas ao tentador foram citações da Escritura. No Evangelho de Mateus diz assim:

“Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.” (Mt 4.3-4).

Se o somente a Escritura foi uma realidade na vida e obra de Cristo, certamente deve ser a realidade do povo de Deus até a segunda vinda do Filho de Deus. Portanto, continuemos afirmando e defendo o somente a Escritura.

Pr. Élisson Oliveira.

Escolha um de nossos canais de comunicação e entre em contato conosco

Fale Conosco

Escolha um de nossos canais de comunicação e entre em contato conosco

Fale conosco

Sobre Nós

Organizada no dia 13 de dezembro de 1901, a Igreja Presbiteriana de Aracaju (IPA) faz parte de uma federação de igrejas denominada Igreja Presbiteriana do Brasil, estabelecida em nosso país desde 1859 (162 anos)…

Contato

Copyright © 2024 Igreja Presbiteriana de Aracaju