“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6)

Com essa afirmação, o Senhor Jesus afirma três verdades bastante importantes acerca de si mesmo:
Em primeiro lugar, ele diz “Eu sou o caminho”. Jesus deixa bem claro que não existem caminhos capazes de conduzir os homens a Deus, mas somente um caminho: Ele mesmo, o próprio Senhor Jesus Cristo. Na verdade quando o homem busca se aproximar de Deus por qualquer outro meio que não seja o ensinado no Evangelho, estará caindo no erro já alertado por Jesus – “Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela” (Mt 7.13, 14).
A Bíblia deixa bem claro para que ninguém se engane – “não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (At 4.12). Só Jesus Cristo é o verdadeiro caminho que nos leva a Deus, por isso não pode haver salvação em nenhum outro nome que se apresente como o salvador do mundo.
Em segundo lugar, Jesus diz “Eu sou… a verdade”. Em meio a mundo onde reina o relativismo e a constante quebra dos absolutos, Cristo afirma que Ele é a verdade acima de todas as falsas teorias e religiões que se apresentam como a solução para os problemas da humanidade. A própria Bíblia chama a Jesus de o Verbo de Deus. Ele é a comunicação da vontade de Deus para a nossa salvação. Por isso “… o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade…”, a fim de que os homens vissem a sua glória, a glória do Filho de Deus. Por isso o seu Evangelho, anunciado por sua igreja convence os pecadores libertando-os do erro e da cegueira espiritual. Ele é a verdade que liberta os pecadores da escravidão do diabo. Quando os homens se encontram com a verdade de Cristo as suas vidas são libertas do engano dos falsos mestres e dos falsos profetas, passando a experimentar da verdadeira liberdade.
Em último lugar, o Senhor Jesus diz “Eu sou… a vida”. Notem bem: Jesus não afirma que ele é simplesmente um ser vivente, como qualquer um de nós, ou como qualquer outro ser vivo que habita este mundo. Porém, ele é o doador da vida, ou seja “… todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez” (1.3), em outras palavras, nada do que existe foi feito sem ele, e o que foi feito tem vida nele. A única razão de existirmos é porque um dia Ele nos criou. Sendo o nosso criador ele é único que pode nos conceder a vida eterna.
Diante do que você acabou de ler, qual é a sua real situação hoje? De que lado você está? Você ainda acha que conseguirá chegar a Deus trilhando os seus próprios caminhos? Você pensa que conseguirá a vida eterna seguindo aquilo que você acha ser a sua verdade? Depois da morte onde você passará a eternidade? Lembre-se do que disse Jesus: ninguém vem ao Pai senão por mim. Somente Jesus pode salvá-lo da condenação eterna. Creia em Jesus e o receba em seu coração ainda hoje. Clame a Ele por misericórdia, e siga o único caminho, obedeça a única verdade e tenha a vida eterna. Amém.

Pr. Alan Kleber