“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína”.

A presente passagem é a conclusão do famoso Sermão do Monte pronunciado por Jesus às multidões que o seguiam durante o seu ministério na Galiléia. Também conhecida como a parábola dos Dois Construtores.

A parábola ensina a verdade de que, na esfera espiritual, acima de todas as demais, o ouvir não tem valor algum se não resultar em ação. Talvez esta verdade nunca tenha sido percebida por você, pelo fato de que aprendemos desde o nosso nascimento que vivemos em uma nação cristã. Mas você realmente compreende o que significa ser um cristão? Significa ser um seguidor de Jesus Cristo e de seus ensinos. O modo cristão de viver jamais pode ser praticado, a menos que se baseie em um alicerce sólido, e o único alicerce sólido é o próprio Jesus Cristo, conforme ensina o apóstolo Paulo em 1a Coríntios 3.11. O homem cuja fé em Cristo é real e sincera, poderá edificar sobre esta fé, e o fará, o edifício do caráter cristão, que resistirá às tempestades de incompreensão e desapontamento, de cinismo e dúvida, de sofrimento e perseguição, quando ameaçarem destruí-lo. De acordo com as palavras do apóstolo Pedro, ele reunirá toda a sua diligência para associar a sua fé, a virtude; “com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor” (2Pe 1.5-7).

Por outro lado, o homem que presta culto de lábios a Cristo, e cujo coração está longe dele, não tem sólido alicerce sobre o qual construir, e embora por algum tempo o edifício do seu caráter possa parecer seguro e estável como o do verdadeiro seguidor de Cristo, não obstante, chegado o dia da provação e da adversidade, cairá com estrondoso fragor, e grande será a sua ruína.

Portanto, em qual dos fundamentos você tem edificado a sua vida espiritual? Em Cristo e na Sua Palavra, ou naquilo que você acha ser a verdade? Lembre-se que não dar ouvidos as palavras de Jesus é ser considerado um construtor insensato, edificando a sua vida espiritual sobre a areia da idolatria, do engano e da superstição, pois somente Cristo é o firme fundamento da nossa salvação. Somente Cristo é a Rocha Eterna em quem podemos edificar com segurança a nossa vida. Ouça a sua Palavra e creia em Cristo hoje mesmo, pois aquele que ouve as suas palavras e as pratica “… será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha”.
Pr. Alan Kleber