Hoje eu gostaria de refletir com você sobre o problema da morte. Por que problema? A resposta é simples. Penso que ninguém desejaria experimentar a morte. Você não acha?
Entretanto, este é um problema que tem atormentado gerações. Desde o jardim do Éden, lugar onde viveram os nossos primeiros pais, Adão e Eva, a humanidade tem sofrido a terrível maldição da morte, devido a desobediência à lei de Deus. Quando Deus, o Criador de todas as coisas advertiu a Adão para que não comesse da árvore do conhecimento do bem e do mal, deixou bem claro que se um dia ele comesse certamente morreria (Gn 2.17). Com isso, o homem estava sendo provado quanto a sua fidelidade e amor para com seu Criador. E nós sabemos muito bem qual foi o final de toda esta história registrada na Palavra de Deus. Ao invés de ser obediente ao seu Senhor, o homem preferiu desobedecer, pecando e sendo condenado a morte.
E o que é que eu tenho a ver com o pecado de Adão? A Bíblia nos diz que muito coisa. Veja só: 1) Adão representava toda a raça humana naquele pacto que Deus havia feito com ele: “… de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra… para buscarem a Deus” (At 17.26 e 27); 2) A Bíblia nos ensina que a morte reina sobre os homens por causa do pecado do seu representante, Adão: “… pela ofensa de um e por meio de um só [Adão], reinou a morte…” (Rm 5.17); e ainda “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens” (Rm 5.12).
O problema da morte se torna mais sério quando procuramos descobrir o que acontece depois que morremos. A Bíblia fala que após a morte o homem deverá enfrentar o juízo de Deus: “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto o juízo” (Hb 9.27). Observe que a Palavra de Deus não fala nada a respeito de sucessivas reencarnações da alma, mas, de uma única morte. Também não fala de um aniquilamento ou desintegração da alma, mas, de um lugar de tormentos eternos chamado inferno: “Todos os perversos serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus” (Sl 9.17). “… ali haverá choro e ranger de dentes” (Mt 8.12).
Mas, “graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor” (Rm 7.25)! “Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens, para a justificação que dá vida” (Rm 5.18). Por meio de Jesus os homens têm a certeza de que mesmo enfrentando a morte escaparão do justo juízo de Deus, pois, em Cristo Jesus, Deus concede vida eterna a todo aquele que se arrepende de seus pecados e entrega a sua vida Jesus, o Salvador. Ele mesmo morreu para nos livrar da morte eterna, para nos reconciliar com Deus, e para nos conduzir a Deus.
Caro amigo, só existe uma solução para o problema da morte. O seu nome é Jesus, o Filho de Deus. Creia em sua Palavra, receba-o ainda hoje e tenha a vida eterna, não entre em juízo, mas passe da morte para a vida (Jo 5.24).
Pr. Alan Kleber