“Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1Tm 2.5).

Ao examinarmos este versículo surge um questionamento importante: Por que a Bíblia chama o Mediador dos escolhidos de Deus de “o Senhor Jesus Cristo”?

(1) Ele é chamado de Senhor por causa de sua soberania e domínio. O apóstolo João afirma que “todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez” (Jo 1.3). No livro de Atos 10.36 o apóstolo Pedro quando esteve na casa de Cornélio referiu-se ao conteúdo da sua mensagem da seguinte maneira: “esta é a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos”.

(2) Ele é chamado de Jesus porque Ele é o Salvador de seu povo. Em Mateus 1.21, ao anunciar o nascimento do Messias prometido, um anjo do Senhor, confortou o coração de José dizendo que aquele que havia sido gerado em Maria por Obra do Espírito Santo, se chamaria Jesus porque ele salvaria o seu povo dos pecados deles.

(3) Ele é chamado de Cristo porque ele é Ungido por Deus o Pai com o Espírito Santo que lhe foi dado sem medida. Isso se prova quando na mesma mensagem na casa de Cornélio, o apóstolo Pedro disse que “… Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele” (At 10.38). De modo que, Ele é plenamente qualificado por Deus.

A Bíblia ainda nos ensina que o Senhor Jesus Cristo redimiu o seu povo por meio do derramar do seu precioso sangue na cruz e os resgatou pela sua vitória despojando principados e potestades. Para isso Ele se fez Emanuel, que quer dizer Deus conosco. Ele mesmo habitou entre nós a fim de nos salvar dos nossos pecados.

Mas, por que foi necessário que Cristo Jesus se fizesse homem? Respondendo a essa pergunta o apóstolo Paulo disse aos Gálatas: “… vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos” (Gl 4.4, 5). A sua encarnação foi necessária para que ele pudesse ser capaz de sofrer a morte pelos homens e para que pudesse se tornar seu Intercessor a fim de reconciliá-los com Deus.
Você crê no Senhor Jesus Cristo como aquele que é o único Mediador entre Deus e os homens? Você confia de todo o seu coração nele para a sua salvação da ira vindoura? Somente o Filho de Deus possui esses títulos que o qualificam como o nosso único Redentor. Reconcilie-se ainda hoje com Deus pela fé em Cristo Jesus o nosso Senhor. Amém!
Pr. Alan Kleber