Esboços para sua devocional e culto doméstico

O Fim Principal do Homem

Pergunta 1. Qual é o fim supremo e principal do homem? Resposta: O fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus e goza-lo para sempre. Catecismo Maior de Westminster

1. INTRODUÇÃO – Para que propósito ou fim principal nós fomos criados?

O apóstolo Paulo escrevendo aos Coríntios deixou isso bem claro quando disse: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1Co 10.31). Perceba que esta verdade bíblica está em perfeita conformidade com o propósito para o qual o homem foi criado. Mas será que a humanidade tem como principal meta a glória de Deus e a plena satisfação Nele? Se você observar atentamente o comportamento do homem contemporâneo chegará a uma triste conclusão – o “fim principal” do homem tem sido o seu próprio conforto, a sua segurança financeira, a beleza do seu corpo… em outras palavras, a sua própria glória.

Com isso não queremos dizer que o homem deva viver neste mundo sem metas, mas que a Bíblia nos ensina que o seu propósito mais importante é glorificar a Deus, e isso incluirá ou envolverá sempre todas as áreas da sua vida (família, trabalho, religião, etc.). Então, como explicar a razão pela qual o homem moderno não enxerga a glória de Deus como o fim principal em sua vida, mas tem em vista outro propósito completamente errado? Por que a humanidade não encontra o verdadeiro gozo e prazer no Criador de todas as coisas, mas na prática deliberada e desenfreada do pecado?É bem verdade que quando olhamos para os nossos dias visualizamos os homens em busca de outros propósitos os quais evidenciam o seu egoísmo e alienação de Deus e da Sua Palavra. Como explicar tudo isso?

Uma questão intrigante: Porque Deus deseja ser louvado, elogiado, exaltado, adorado? (C. S. Lewis) Resposta: “É no processo de adoração que Deus comunica a sua presença aos homens. Até mesmo no judaísmo, a essência do sacrifício não era realmente o fato de os homens darem bois e bodes a Deus, mas o fato de que, ao fazem-no, Deus Se dava a Si mesmo aos homens…”.

O fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus e goza-lo para sempre (Adorá-lo)A Bíblia nos ensina que não foi assim desde o começo. Veja só:

1. No princípio Deus criou o homem e a mulher a sua imagem e semelhança, em justiça, retidão e santidade (Gn 1.26, 27) “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”. Ambos tinham em seu coração a firme convicção de que deveriam fazer tudo para glória de Deus.

2. Porém, com o advento da Queda, tanto Adão como a sua esposa foram “… destituídos da glória de Deus” (Rm 3.23). Você lembra qual foi a primeira reação dos nossos primeiros pais quando pecaram no Éden? “Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si. Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.” (Gênesis 3:7-8 RA)

2. A ORIGEM DO PROBLEMA

2.1 O resultado da desobediência e transgressão de Adão foi uma terrível maldição a qual atingiu toda a raça humana que dele descendeu (“E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gênesis 2:16-17 RA); “Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá.” (Ezequiel 18:4 RA). Adão representava toda a raça humana naquele pacto que Deus havia feito com ele “de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação; para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós;” (Atos 17:26-27 RA).

2.2 Por isso a morte reina sobre homens. A Bíblia diz que “assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens” (Rm 5.12).

2.3 As Escrituras ensinam que por causa do pecado “todos se extraviaram” dos caminhos de Deus, desconhecendo o verdadeiro e principal alvo da humanidade: dar toda a glória a Deus (“todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.” Romanos 3:12 RA). O pecado tornou o coração do homem rebelde e cheio de ódio para com o Seu Deus. Eis a razão pela qual Paulo afirma que em nenhum homem “… há temor de Deus diante de seus olhos” (Rm 3.18).

Aplicação

•Você sempre medita na maravilhosa realidade da Criação?
•O que significa para você ter sido criado a imagem e semelhança de Deus?
•O pecado afastou o homem de Seu Criador? Você se esconde de Deus quando peca?
•Em sua opinião, de que maneira os cristãos trocam a glória de Deus e a plena satisfação Nele (fim principal) por outras coisas?
•Você acredita que os homens se desviam do “fim principal” pela influência do meio onde vivem?

Pr. Alan Kleber