Amados irmãos,

O momento do culto solene que prestamos ao Senhor da Igreja, deve ser cheio de reverência e muito respeito. Todos os membros devem procurar dar exemplo de reverência aos seus filhos bem como também aos nossos visitantes. Anote e decore bem as seguintes orientações:

1) Procure chegar cedo aos cultos matinais e vespertinos. Você já pensou porque somos pontuais no trabalho, na escola ou faculdade e negligentes para com os trabalhos da igreja? Lembre-se: falta de pontualidade é sinal de descompromisso. A preparação para o Dia do Senhor começa no sábado à noite. Não durma muito tarde assistindo TV ou passando horas navegando na internet. Não se esqueça dos horários de início dos cultos, acorde cedo, organize-se. Procure sentar nos primeiros bancos para não constranger ainda mais aqueles que chegam atrasados e chamam a atenção de todos porque precisam procurar um lugar lá na frente.

2) Caso você tenha chegado atrasado por alguma razão de força maior, não chegue na Casa de Deus arrastando as sandálias ou fazendo barulho. Se você chegar no momento da oração ou da leitura da Palavra, aguarde o seu término para poder então entrar no Templo e se assentar em um dos bancos. Siga a orientação dos diáconos e apenas entre se a congregação estiver entoando cânticos de louvor.

3) Evite conversas desnecessárias. A Casa do Senhor não é uma feira livre, portanto, controle o volume da sua voz. Não há nenhum problema em você cumprimentar fraternalmente o seu irmão quando chegar à igreja, mas, quando o culto se iniciar lembre-se que toda a atenção dos crentes deve se voltar a Jesus Cristo. Prepare-se em silêncio e oração. Concentre-se, leia a passagem anunciada para o sermão.

4) Os pais devem lembrar que são responsáveis diante de Deus pelos seus filhos. Lembre-se que as crianças observam os seus exemplos e ensinos. Nunca deixe o seu filho correndo ou brincando no momento do culto. Mantenha-o ao seu lado. Este não é o momento para brincadeiras, não é verdade? Portanto, substitua os carrinhos, bonecas ou brinquedos, por pequenos cadernos ou Bíblias. Utilize o caderno de anotações para o culto oferecido pela igreja para incentivá-lo. Mostre a seu filho que a adoração é a razão de ser da Igreja, e que ele também faz parte da família de Deus. Ele também é um adorador! Por isso, precisa aprender com os pais como adorar corretamente a Deus.

5) Não se esqueça que todas essas exortações devem ser obedecidas e realizadas visando à glória de Cristo, Senhor da Igreja. “Bom é render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo” (Sl 92.1). Como parte dessa declaração, damos graças ao Senhor lembrando corporativamente de suas misericórdias para conosco, refletindo no cuidado bom e generoso que ele nos proporciona. Ele sente grande prazer em nossa adoração; na verdade, ele nos salvou para esse fim (Jo 4.21-24). O Dia do Senhor nos dá a oportunidade de dedicar-nos a essa grande obra – a adoração.

No amor de Cristo,

Pr. Alan Kleber