O que você faria se Deus lhe encarregasse de levar dois milhões de pessoas para dentro de uma terra estranha e ocupada por guerreiros terríveis?

O que faria se tivesse de substituir um dos maiores líderes da Bíblia – Moisés –, o qual trouxe Israel para fora do Egito, abriu ao meio o Mar Vermelho, esteve face a face com Deus, recebeu os Dez Mandamentos, bateu na rocha com seu cajado e a água jorrou dela. Imagine ser convocado para assumir o lugar dele. Foi o que Josué teve de fazer:

Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
Eu teria dito: “Quem, eu? E se eu não conseguir?” Deus mandou Josué ter coragem. Que pegasse o touro à unha.

Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. (Josué 1.1-9)

Por três vezes Deus ordenou a Josué: Sê forte e corajoso.

Por que Josué devia ser corajoso? Como poderia ele saber se seria bem-sucedido? Porque Deus estaria com ele e ele tinha a palavra de Deus para o guiar.

Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.
Na vida cristã, o sucesso ocorre quando meditamos na palavra de Deus dia e noite. Quando ruminamos as promessas divinas. Quando decidimos crer na palavra de Deus e obedecê-la a despeito de tudo. Quando interpretamos os eventos da nossa vida pelas lentes da Escritura, não pelas das circunstâncias.

Quando olhamos nossas circunstâncias elas podem parecer desesperadoras. De onde virá o dinheiro? Como vou achar com quem casar? O que farei da vida? Como vou superar essas provações com meus filhos adolescentes? As circunstâncias dizem que Deus lhe abandonou; que Deus não bom, nem fiel nem cuida de você.

Nessa hora temos de agarrar a mente pelo colarinho, dá-lhe uns sopapos e dizer: MAS A PALAVRA DE DEUS DIZ…

Deus está no controle. Ele é fiel. Ele pode prover a partir do nada. Ele pode alimentar toda uma multidão com poucos pães e peixes. Ele pode guardar uma moeda de ouro na boca do peixe. Ele diz: SEJA FORTE E CORAJOSO! Ele está com você. Ele prometeu ser fiel. Ele lhe mostrará o que fazer.

O segredo do sucesso no Reino? Creia na promessa de Deus, de que ele é fiel. Medite em sua palavra dia e noite, seja corajoso e faça o que deve fazer.

Autor: Mark Altrogge, em 20/12/2012
Fonte: The Blazing Center – connecting God’s truth to real life
Tradutor: Marcos Vasconcelos
www.mensreformata.blogspot.com