“De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (João 8.12).

Observemos nesse versículo o que nosso Senhor disse a respeito de si mesmo. Ele proclamou: “Eu sou a luz do mundo”. Estas palavras subentendem que o mundo necessita de luz e, naturalmente, está em trevas. Isto ocorre tanto no sentido moral quanto no espiritual; e tem sido assim desde a queda do homem no pecado. Nas antigas civilizações como nos países modernos, a notícia é a mesma. A grande maioria dos homens não vê nem compreende o valor de suas almas, a verdadeira natureza de Deus e a realidade do mundo vindouro. Apesar de todas as descobertas científicas, ainda as “trevas cobrem a terra, e a escuridão os povos” (Is 60.2).

Jesus afirmou ser a única solução para esse tipo de situação. Ele surgiu no mundo, assim como o sol, para difundir luz, vida e paz em um mundo em trevas. Ele convida todo o que deseja ajuda e orientação espiritual a converter-se a Ele e torná-lo seu líder. Assim como o sol é centro de todo o sistema solar – o centro da luz, vida e fertilidade –, o Senhor Jesus tornou-se o centro de luz, vida e paz para o mundo de pecadores.

Permitamos que essas afirmativas penetrem em nossos corações, pois são valiosas e plenas de significado. Luzes falsas, por todos os lados, atraem a atenção do homem contemporâneo. A inteligência, a filosofia, o zelo, o liberalismo, a consciência e a voz da igreja mundana são vozes que, de várias maneiras, estão clamando, em grandes brados, que encontraram “luz” para nos mostrar. Seus defensores não sabem o que estão dizendo. Infelizes são os que acreditam nas coisas que eles afirmam! Jesus é a única luz verdadeira, que veio ao mundo para salvar os pecadores; morreu na cruz e assentou-se à direita de Deus para ser o nosso amigo. “Pois em ti está o manancial da vida; na tua luz, vemos a luz” (Sl 36.9).

Em segundo, observemos o que o Senhor Jesus fala a respeito daqueles que o seguem. Ele prometeu: “Quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida”.

Seguir a Cristo significa comprometer-nos completa e integralmente com Ele, como nosso Senhor e Salvador, submetendo-se a Ele em todos os assuntos, tanto os de doutrina quanto os de vida prática. “Seguir” é outra palavra que expressa a idéia de “crer”, referindo-se à mesma atitude da alma, mas considerada sob outro ponto de vista. Assim como Israel seguia a coluna de nuvens e de fogo, durante sua viagem pelo deserto – avançando quando esta se movia e não caminhando quando estacionava em determinado lugar, do mesmo modo devemos agir em nosso relacionamento com Cristo. Temos de seguir o “Cordeiro por onde quer que vá” (Ap 14.4).

Aquele que seguir a Cristo “não andará nas trevas”, tampouco será deixado na ignorância, assim como muitos ao seu redor. Ele não andará em dúvidas e incertezas, mas verá o caminho que conduz ao céu e saberá para onde está indo, pois “terá a luz da vida”. Desfrutará a luz da presença de Deus brilhando em seu íntimo. Perceberá em seu entendimento e sua consciência uma luz viva, que nada poderá apagar. As luzes com que muitos iluminam suas vidas desaparecerão no vale da sombra da morte, mostrando-se inúteis. No entanto, a luz que Cristo dá a todos os seus seguidores jamais falhará.

Rev. John Charles Ryle