(1) Busque as coisas lá do alto e não seus próprios interesses: “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus” (Cl 3.1).

(2) Pense nas coisas lá do alto e não perca o seu tempo com as que são desse mundo: “Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra” (Cl 3.2).

(3) Lembre-se que você está morto para este mundo, pois sua vida pertence a Cristo: “… porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus” (Cl 3.3).

(4) Ande neste mundo como se dele não fosse, pregue o Evangelho, seja uma testemunha viva e obediente, anseie pelo retorno do seu Rei: “Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória” (Cl 3.4).

(5) Mortifique as obras da carne, seja santo. Sem santidade ninguém verá SENHOR: “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]” (Cl 3.5-6).

(6) Purifique o seu coração, lance fora tudo o que é pecaminoso: “Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas. Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar” (Cl 3.7-8).

(7) Não seja mentiroso, pois você é nova criação em Cristo Jesus, Ele lhe trouxe à verdadeira liberdade: “Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos” (Cl 3.9-11).

(8) Vista-se com as roupas celestiais dadas pelo Senhor Jesus: “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade” (Cl 3.12).

(9) Não seja melindroso, muito menos orgulhoso. Suporte, perdoe, ame seu irmão: “Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição” (Cl 3.13-14).

(10) Promova a paz, não a guerra. Desfrute da comunhão dos filhos de Deus. Use seus dons e talentos para ensinar, aconselhar e ajudar seu irmão mais fraco. Com alegria e gratidão louve em todo o tempo ao Senhor: “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração” (Cl 3.15-16).

(11) Faça tudo para a glória de Deus, pois importa que Cristo cresça e você diminua: “E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai” (Cl 3.17).

Feliz Ano Novo!
Pr. Alan Kleber