“No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba” (Jo 7.37)

Alguns têm afirmado que certas passagens bíblicas deveriam ser impressas com letras douradas. O versículo que lemos constituem uma delas; contêm um convite amplo, completo e gratuito à raça humana, um convite que transforma eminentemente o evangelho de Cristo nas “boas-novas” de Deus. Consideremos os detalhes.

Primeiramente, Jesus apresentou uma condição aos seus ouvintes. Ele disse: “Se alguém tem sede”. Sem dúvida, estas palavras tinham um sentido espiritual. A sede a que Jesus se referiu era completamente de natureza espiritual. Significa ter anseio na alma, convicção de pecados, desejo de ser perdoado, anelo por uma consciência em paz. O homem que reconhece ser um pecador e busca perdão; aquele que é profundamente sensível às necessidades de sua alma e com sinceridade deseja obter ajuda e consolo – esse é o que demonstra possuir a disposição que o Senhor tinha em mente, ao dizer: “Se alguém tem sede”. O verdadeiro significado dessa expressão pode ser visto na atitude dos judeus que ouviram a pregação de Pedro, no dia de Pentecoste, e tiveram os seus corações compungidos; também na atitude do carcereiro de Filipos, que clamou a Paulo e Silas: “Que devo fazer para que seja salvo?” Em ambos os casos, havia “sede” nas pessoas.

Infelizmente, esta “sede” é desconhecida por muitos. Todos os homens deveriam senti-la, se fossem realmente sábios. Não existe na terra, entre homens ou mulheres, quem não precise dessa “sede” pela salvação, pois todos somos criaturas mortais, caídas e pecadoras. Um dia nossas almas serão julgadas, e passaremos a eternidade no céu ou no inferno. Apesar disso, são inúmeros os que têm sede por muitas coisas, exceto por salvação. Dinheiro, prazer, honra, posições – são estas as coisas que desejam. A indiferença da maioria das pessoas, em relação à sua própria alma, é a prova mais clara da Queda do homem e da extrema corrupção da natureza humana. Não devemos admirar que a Bíblia refere-se ao homem natural como “cego”, alguém que “dorme” e está morto, quando poucos se encontram entre os despertados, vivos e sedentos pela salvação.

Em segundo lugar, o Senhor Jesus apresentou uma solução. Ele disse: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba”. Ele declarou ser a verdadeira fonte de vida e aquele que supre todas as necessidades espirituais. Ele convida todos os que carregam o intenso peso do pecado a vir a Ele e tê-lo como ajudador.
As palavras “venha a mim” são poucas e simples. Mas solucionam uma questão fundamental que toda a sabedoria humana é incapaz de responder. Elas mostram como o homem poder ter paz com Deus. Indicam que a paz é obtida em Cristo, ao confiarmos nEle como mediador e substituto; em outras palavras, obtemos a paz através da fé em Jesus. Vir a Cristo significa crer nEle. A solução parece simples demais para ser verdade, mas não há outra além dessa. Aplicar a si mesmo esta grande solução prescrita pelo Senhor Jesus é o segredo para sermos salvos.

J.C. Ryle
Meditações no Evangelho de Mateus, FIEL, 1991.