Devocional para o culto doméstico

O que é Santidade?

– Santidade significa “tornar santo”.
– Tanto no Antigo como no Novo Testamento, a palavra “santo” significa: separado, consagrado e recriado para Deus.
– Uma palavra simples, mas profunda que aparece 900 vezes na Bíblia.
– Na Bíblia ouvimos falar sobre santidade primeiramente quando aprendemos sobre Deus: “O SENHOR nosso Deus é santo”(Salmo 99.9).
– Deus é santidade. Santidade é a sua própria natureza, o fundamento próprio de seu Ser.
Deus é intensamente santo. Leia Isaías 6.3: “E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória”. O plural majestático da palavra “santo” na visão do profeta Isaías nos revela o quanto Deus é intenso em sua santidade.
– “Santidade é o brilho de todas as Suas perfeições”, diziam os puritanos sobre Deus.

O que a palavra santidade nos ensina sobre Deus?

(1) Deus está acima de toda a sua criação.

– Nada pode ser comparado a ELE: “A quem pois, fareis semelhante a Deus, ou com que o comparareis” (Isaías 40.18).
“O SENHOR é Deus; nenhum outra há senão Ele” (Deuteronômio 4.35, 39).

(2) Deus está separado de tudo que é impuro ou mal.

– Deus é a perfeição moral. Sua santidade é total perfeição e pureza: “Mas o SENHOR dos Exércitos é exaltado em juízo; e Deus, o Santo, é santificado em justiça” (Isaías 5.16).
– Seus olhos são tão puros que não podem contemplar o mal: “Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar; por que, pois, toleras os que procedem perfidamente e te calas quando o perverso devora aquele que é mais justo do que ele” (Habacuque 1.13).

(3) Sendo Deus puro e santo, por natureza Ele é totalmente separado do pecado.

– Sem um sacrifício santo Ele se torna inacessível aos pecadores: “Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida” (Levítico 17.11).
– Não pode haver remissão de pecados sem o derramamento de sangue: “Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão”(Hebreus 9.22).
– Através do Messias prometido o único e perfeito Deus de Israel pode habitar no meio de seu povo escolhido: “Eu sou Deus e não homem, o Santo no meio de ti” (Oséias 11.9).

Aplicação

– O Deus santo, portanto, habita em nosso meio através de Jesus Cristo, o perfeito sacrifício, porque Deus em sua santidade vê somente um Cristo perfeito quando Ele olha para o seu povo.

– Leia o Catecismo de Heidelberg, Pergunta 60.

Pergunta: Como é que você é justo diante de Deus?

Resposta: Somente pela verdadeira fé em Jesus Cristo.1 Embora a minha consciência me acuse de haver pecado gravemente contra os mandamentos de Deus, sem jamais haver obedecido a todos eles,2 e de ainda ser inclinado a todo o mal,3 Deus, no entanto, sem que houvesse em mim nenhum mérito próprio,4 somente pela Sua graça,5 imputa-me a perfeita satisfação, justiça e santidade de Cristo.6 Se tão-somente aceitar esse dom crendo fielmente com o coração,7 Ele me concede isso como se eu jamais tivesse tido ou cometido nenhum pecado, e como se eu mesmo tivesse cumpri- do toda a obediência que Cristo cumpriu por mim.8

1. Rm 3.21-28; Gl 2.16; Ef 2.8, 9; Fl 3.8-11. 2. 3.9, 10. 3. Rm 7.23. 4. Dt 9.6; Ez 36.22; Tt 3.4, 5. 5. Rm 3.24; Ef 2.8. 6. Rm 4.3-5; 2Co 5.17-19; 1Jo 2.1, 2. 7. Jo 3.18; At 16.30, 31; Rm 3.22. 8. Rm 4.24, 25; 2Co 5.21.

Adaptado do Estudo “Santidade” por Dr. Joel Beeke (www.monergismo.net.br)

Pr. Alan Kleber