Devocionais no Livro de Zacarias para o Culto Doméstico

Texto Bíblico: Leia Zacarias 1.18–2.1-13

Introdução

O que aprendemos com a 1a Visão?

(1) O Senhor tem profundo zelo por seu povo: Deus não é indiferente e distante quando o seu povo está sofrendo – embora os crentes não pudessem ver a demonstração completa, agora eles tinham a garantia divina.
(2) Por outro lado, Ele está irado contra as nações que vivem confiantes: A imagem amplia quando pensamos mais sobre o estado das nações (cf. Sl 2), que se aliaram contra o Senhor e seus propósitos redentores. Tais nações enfrentarão a ira divina e, portanto, a gravidade dos seus juízos.
(3) A Promessa seria cumprida. Jerusalém seria reconstruída e o templo também: Aqui vemos a grande compaixão de Deus em perdoar os pecados de seu povo e restaura-los novamente.
(4) Uma Bênção Tríplice é pronunciada: A compaixão divina enche a vida e a alma de seu povo de PROSPERIDADE (As minhas cidades ainda transbordarão de bens) – CONFORTO (o SENHOR ainda consolará a Sião) – ELEIÇÃO GRACIOSA (e ainda escolherá a Jerusalém).

Segunda Visão: Deus vai lidar com as Nações (1.18-21)

O que temos aqui? Uma visão menor, mas extremamente precisa.

1. Os Símbolos desta Visão

Chifres – Na Bíblia este símbolo sempre está se refere à autoridade e poder exercidos por homens e nações. A imagem vista por Zacarias de “quatro chifres” gerou especulações interpretativas sobre a possibilidade de serem nações específicas. Contudo, o melhor é ver esse símbolo como uma ênfase a totalidade da oposição pela força invencível dos poderes do mundo .

Ferreiros ou Artesãos – Nenhuma explicação clara é dada, exceto que eles têm o que é necessário para desmantelar e amedrontar os chifres cheio de autoridade e poder.

2. O Sentido da Visão

Em forma simbólica a verdade de Deus é proclamada no texto. Ainda que o inimigo de Judá seja formidável, há um outro inimigo que muito mais forte e poderoso. Para ele, nada disso é um jogo, principalmente se o povo de Deus está sendo ameaçado. As nações que levantam seus chifres em desafio a Deus e em oposição ao povo de Deus serão derribadas e possuídas de um terrível medo.

Terceira Visão: O Senhor protege Seu Povo (2.1-13)

1. Os Símbolos desta Visão (2.1-4)

O Jovem e seu Cordel de medir – Referência à expansão do Reino e um futuro glorioso pela frente. Um demarca os limites da Jerusalém. Mas esta limitação de fronteiras não era o propósito de Deus, por isso um anjo corre para corrigir o inexperiente jovem, com o cordel de medir.

2. O Senhor é a Segurança de seu povo (2.5)

* Uma cidade sem muros era algo temível para os povos antigos. Contudo, a promessa de Deus é de uma cidade de proporções inimagináveis, com uma dimensão enorme, de modo que paredes ou muros não poderiam conter as pessoas com suas possessões (animais).
* “Pois eu lhe serei, diz o SENHOR, um muro de fogo em redor e eu mesmo serei, no meio dela, a sua glória”. Assim como aconteceu com Eliseu em Dotã (2Rs 6.8-23), Deus seria uma parede de fogo em redor de Jerusalém provendo proteção e segurança para seu povo.

Aplicação

O que é preferível então? Muralhas que podem ser removidas ou destruídas por exércitos, ou o fogo do Senhor que queima para sempre? O SENHOR dos Exércitos, que com sua glória levou Israel novamente para Jerusalém estaria agora no meio deles.

3. Exortação contra a Ilusão de uma Falsa segurança (2.6-13)

* O profeta Zacarias exortou o povo de Deus que não tivesse medo de deixar o conforto do exílio para seguir o caminho exigente e difícil de reconstruir a Casa do Senhor. Assim como os crentes do passado, devemos fugir da ilusão de uma falsa segurança com a Babilônia, em vez de crer e confiar que o Senhor habita em nosso meio.

Aplicações Finais

(1) Deus cuidará da vingança contra aqueles que maltrataram seu povo: “Pois assim diz o SENHOR dos Exércitos: Para obter ele a glória, enviou-me às nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho “(2.8).
(2) As nações não são páreo para o Senhor: “Porque eis aí agitarei a mão contra eles, e eles virão a ser a presa daqueles que os serviram; assim, sabereis vós que o SENHOR dos Exércitos é quem me enviou”(2.9).
(3) Ele promete uma Nova Aliança com seu povo: “Canta e exulta, ó filha de Sião, porque eis que venho e habitarei no meio de ti, diz o SENHOR. Naquele dia, muitas nações se ajuntarão ao SENHOR e serão o meu povo; habitarei no meio de ti, e saberás que o SENHOR dos Exércitos é quem me enviou a ti. Então, o SENHOR herdará a Judá como sua porção na terra santa e, de novo, escolherá a Jerusalém” (2.10-12).
(4) Portanto, permaneça no temor do Senhor: “Cale-se toda carne diante do SENHOR, porque ele se levantou da sua santa morada”(2.13).

Pr. Alan Kleber