Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra: os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam de mãos dadas com eles; e é o que deseja o meu povo. Porém que fareis quando estas coisas chegarem ao seu fim?(Jr 5:30-31)

Analisando os dias em que o profeta Jeremias viveu com os nossos, percebemos uma triste similaridade. Naquela época, muitos líderes religiosos já viam a religião como um grande negócio. Os sacerdotes corruptos e os falsos profetas comercializavam a fé e propagavam a popularidade da religião que dava ao povo falsas promessas de felicidade, paz e prosperidade, mas não a verdade capaz de torna-las santos. Jeremias relatou alguns desses líderes: Pasur, o sacerdote líder do templo, que fez tudo para silenciar Jeremias, colocando-o num tronco (Jr 20:1-6); Hananias, outro líder que disse ao povo ser mentira tudo quanto Jeremias havia pregado (Jr 28); Acabe e Zedequias, dois profetas cativos com o povo na Babilônia que pregaram uma mensagem falsa de esperança (29:21) e Semaias, que escreveu cartas difamatórias contra Jeremias (Jr 29:24-30). Homens como esses eram populares diante do povo porque lidavam apenas com as coisas superficiais, sem jamais chegar à raiz do real problema: “a séria necessidade de arrependimento”.

O pecado estava arraigado no coração da nação. A idolatria era tamanha que os israelitas adoravam a Deus, mas não deixavam de assassinar seus próprios filhos nos altos, em oferenda a Baal e outros falsos ídolos. O povo não via o sacrifício de infantes como pecado e os falsos líderes diziam que Deus não os puniria, pois a afinal, eles eram o seu povo escolhido; tinham a Lei de Deus, a Arca da Aliança e a casa do Senhor em Jerusalém. Os sacerdotes estavam oferecendo todos os dias sacrifícios e orações em favor do povo e os adoradores traziam dízimos e ofertas. Assim, o povo vivia em uma falsa sensação de proteção, apoiando e defendendo tais líderes; trocando o certo pelo errado; amando a mentira e detestando a verdade.

Semelhante à época de Jeremias, vivemos dias em que as pessoas desejam ser levadas para o mau caminho; apoiam e defendem justamente aqueles que as enganam e as destroem. Poucos são aqueles que se levantam contra a prática do aborto, do homossexualismo, da pirataria, da idolatria e de outros pecados. Por outro lado, muitos são os que professam a fé em Cristo, mas não abandonam a vida devassa de outrora; muitos crentes visando benefícios pessoais negociam seus princípios com uma sociedade sem o temor de Deus, preferindo seguir o caminho mais fácil para não ter de ouvir a Palavra de Deus, arrepender-se e obedecer à sua vontade. É por isso que vemos hoje tanta gente preferindo seguir falsos líderes como Pasur e rejeitar a mensagem de verdadeiros pregadores como Jeremias que condenava o pecado. No entanto, seguir esse caminho, aparentemente mais largo e mais fácil é marchar para o mesmo destino dos moradores de Jerusalém: Juízo, condenação, devastação e morte. Eis então o alerta de Deus a todo o seu povo. “Porque a ocasião de começa o juízo já é chegado” 1Pe 4:17). Por tanto, rejeitemos os falsos líderes, voltemos à Palavra de Deus com arrependimento e fé em Jesus Cristo que morreu para salvar e nos livrar da ira vindoura.

Pr. José Nilton