Por Stoyan Zaimov
Publicado em 01 de setembro de 2015 no Christian Post

Os Cristãos na Índia lembraram o sétimo aniversário dos ataques em Orissa nesta segunda-feira, orando por cerca de 100 cristãos massacrados por extremistas hindus que os pressionaram a se converter ao hinduísmo. Um arcebispo disse que a fé dos cristãos em Orissa tem se tornado mais forte em face da perseguição.

O Arcebispo de Cuttack-Bhubaneswar, John Barwa, disse a agência de notícias Fides que os cristãos “se reúnem em oração pelas vítimas, reiterando, todos juntos, o nosso compromisso comum para a promoção da paz, da justiça e esperança. A fé dos cristãos em Orissa se tornou mais forte em face da perseguição.”

Os principais ataques em 31 de agosto de 2008 em Orissa também deixaram cerca de 56.000 cristãos desabrigados depois que 300 igrejas e 6.000 casas foram invadidas e saqueadas. A multidão hindu supostamente organizada contra os cristãos os acusaram de converter os indianos ao cristianismo.

Muitos dos hindus que se converteram ao cristianismo eram do sistema de casta mais baixa, conhecida como Dalits, ou “intocáveis”, muitas vezes tratados como inferiores aos humanos na sociedade indiana. Os Dalits veem o cristianismo como uma forma de escapar de seu status inferior.

Relatórios observaram que um número de mulheres cristãs, incluindo pelo menos uma freira, foram estupradas durante os ataques.
Outra comemoração foi realizada no fim de semana em Bangalore, estado de Karnataka, marcando “uma página negra na história da democracia indiana.”

O ativista de direitos humanos Jagadish G. Chandra, disse que a violência em Orissa forçou a sociedade da Índia a refletir sobre a perseguição das minorias.

“A celebração é uma oportunidade para refletir sobre o tema da crescente intolerância orquestrada por grupos extremistas hindus em todo o país, e como essas ideias se infiltraram no governo, na polícia e nos tribunais, erodindo os valores da justiça, da igualdade, do secularismo e cidadania consagrados pela Constituição da Índia”, disse Chandra.
Os cristãos ainda estão à espera de justiça sobre os assassinatos, porém, com apenas dois dos 27 julgamentos de assassinato concluídos até agora.

O Arcebispo Barwa concorda que os eventos de sete anos atrás em Orissa só fortaleceram a fé dos cristãos.
“Eles sofreram uma horrível violência anti-cristã. No entanto, sua fé não vacilou. Pelo contrário, eles fortaleceram a sua fé e amor por Cristo”, disse Barwa, de acordo com a Catholic World News.
Ele lembrou histórias onde os cristãos foram forçados antes por suas famílias a desistirem de sua fé, mas recusaram-se, apesar de todas as ameaças.

“Todos os dias somos chamados a encontrar Cristo na alegria do nosso sofrimento pelo seu nome. Quando eu fui por toda a parte depois de assumir, visitei cada convento, e encontrei todos os meus líderes e todos os meus pastores. E ouvi uma voz: Arcebispo, todas as nossas casas foram destruídas, nossas igrejas foram destruídas, nossos entes queridos foram massacrados, mas uma coisa os perseguidores não poderiam fazer: eles não podiam separar Jesus de nós”, acrescentou Barwa.

Stoyan Zaimov é repórter do Christian Post
Tradução: Pr. Alan Kleber Rocha
Fonte: christianpost.com