Introdução

Leia Mateus 5.1-12. Depois leia novamente a segunda bem-aventurança no versículo cinco.
As duas primeiras bem-aventuranças nos levam a olhar para nós mesmos e chorar pelos nossos pecados. Mas, a partir do momento que saímos da esfera onde vínhamos olhando para nós mesmos, e passamos a ser olhados por outras pessoas, como reagimos diante dessa situação?

I – Quem é a pessoa mansa? Ela se parece com quem?

(1) Aquele que é manso se parece com os personagens bíblicos. Os mansos se assemelham a homens como Abraão, Moisés, Davi, Estevão e Paulo. Assim como eles, procuram viver uma vida de confiança e obediência a Deus.

(2) Acima de tudo, a pessoa mansa tem como seu maior paradigma nosso Senhor Jesus Cristo. Ele foi o maior exemplo de mansidão que o mundo já conheceu. A) Não esmagou a cana quebrada (Is 42.3); b) Foi completamente submisso ao Pai (Jo 14.10); c) Humilhou-se até a morte (Fp 2).

II – De acordo com a Bíblia, o que é mansidão?

(1) Não é uma qualidade natural, mas é algo produzido pelo Espírito de Deus.

(2) Não equivale a negligência, apatia ou indiferença.

(3) Também não tem nada a ver com complacência, ou seja, um desejo de agradar a outrem mesmo que esteja em jogo sua fidelidade ao Senhor.

(4) Mansidão também não equivale à gentileza*.

* Note que todos esses casos são de natureza biológica. A mesma coisa acontece com os animais. Ex.: No caso dos cães, alguns são mais temperamentais que outros, alegres ou indiferentes com seus donos, etc.

(5) Mansidão não é fraqueza de caráter. Os exemplos de personagens bíblicos citados acima nos falam de homens fortes de caráter, com grande autoridade e poder, porém mansos.

III – No que consiste então, a mansidão?

(1) SUBMISSÃO diante de qualquer provação.

(2) DISPOSIÇÃO de sofrer o dano ao invés de causá-lo.

(3) CONFIANÇA naquele que o ama e que se importa com você (CRISTO).

IV – Jesus prometeu que os mansos herdarão a terra. O que isso significa?

(1) Que os mansos têm direito, pela graça a esta possessão. Aqueles que obedecem, se dispõem e confiam em Cristo, herdarão um novo céu e uma nova terra.

(2) Que os mansos terão um tesouro inalienável. Nem traça ou ferrugem irão corroer seu tesouro celestial.

(3) Que os mansos não precisarão – e nem mesmo podem – ganhá-lo por mérito próprio, mas pela graça de Cristo somente.

Bom estudo!

Pr. Alan Kleber