A agitação de um mundo tempestuoso parece muito diferente do que muitos imaginam. Isto é sem dúvida verdade, se você é um americano habitual.

Nos cantos mais escuros do Oriente Médio há um início de avivamento que é sem precedentes na história das missões mundiais. Tenho refletido previamente sobre ele aqui e ali, mas eu queria aproveitar ainda mais esta incrível história do que antes.
Espero que você siga nessa jornada comigo explorando os desenvolvimentos inacreditáveis na expansão do cristianismo no Oriente Médio.

Relatórios confiáveis sugerem que mais muçulmanos se tornaram seguidores de Jesus ao longo das duas últimas décadas do que em 1500 anos de história do Islã. Com base nos relatos de vários missiólogos, estima-se que “mais muçulmanos comprometeram-se a seguir a Cristo nos últimos 10 anos do que nos últimos 15 séculos do Islã.”1 Apesar da grande dificuldade e tumulto, o cristianismo está sem dúvida, se expandindo em todo mundo islâmico. Deus está fazendo algo surpreendente em uma região que muitos pensavam estar inacessível.

O Avivamento dentro do Oriente Médio
Joel Rosenberg, um autor e pesquisador evangélico residente em Israel tem documentado o recente recrudescimento do cristianismo no Oriente Médio. Através de reconhecimento em primeira mão, juntamente com os relatórios de cidadãos árabes, Rosenberg demonstra que o cristianismo está crescendo rapidamente no mundo islâmico.
É certo que algumas das seguintes estatísticas mudaram após o rescaldo do Estado Islâmico e outras manifestações violentas contra os cristãos. Aqueles que seguem a Jesus tem sido abatidos e sofreram severa perseguição na região. No entanto, as observações de Rosenberg fornecem uma janela para muitos desenvolvimentos surpreendentes.
Alguns dos elementos certamente podem ser debatidos, mas em muitas das nações do Mediterrâneo, o cristianismo está fazendo incursões extraordinárias. Embora os números de conversões subsequentes sejam impossíveis de confirmar, mesmo em sua imprecisão, eles fornecem instantaneamente o que está acontecendo no Oriente Médio.

Sudão
Uma série de relatórios sugere que um número crescente de seguidores de Cristo está surgindo em uma nação devastada pela guerra brutal. Ali, no rio Vale do Nilo – ao longo dos redutos islâmicos do Norte de África – Está sendo observado que:

“Um milhão de sudaneses se voltaram para Cristo desde o ano de 2000 não apesar da perseguição, da guerra e genocídio, mas por causa deles … o número total estimado de crentes no país é de mais de 5,5 milhões.”2

Muitos estão convencidos de que as grandes brutalidades que esta nação tem encontrado estão se tornando um catalisador para a expansão e crescimento do Cristianismo. Ao invés de inibir a Igreja, a guerra está na verdade, impulsionando-a.

Paquistão
Este país normalmente não é identificado como uma nação que experimenta um mover de Deus, mas aparentemente, eles estão começando a ver uma faísca dentro de suas fronteiras contenciosas. A expansão do cristianismo do Oriente Médio é particularmente evidente neste lugar inesperado. Rosenberg reconhece que,

“Os líderes cristãos paquistaneses me disseram que há uma ‘explosão de conversão’ acontecendo em seu país. Há agora um número estimado de 2,5 milhões a 3 milhões de fiéis paquistaneses nascidos de novo adorando Jesus Cristo. Cidades inteiras e vilarejos ao longo da fronteira afegã-paquistanesa estão… se convertendo ao cristianismo”3

Este país islâmico não está sozinho, muitos outros nesta região estão tendo coisas semelhantes.

Egito
Relatórios confiáveis sugerem que há também um grande avivamento em erupção na terra do Egito. Rosenberg declara que, “líderes de ministério no Egito estimam que existem mais de 2,5 milhões de seguidores de Jesus Cristo em seu país. Muitos deles são muçulmanos convertidos”4
Sem dúvida, as severas perseguições e as perturbações relacionadas com a “Primavera Árabe” afetaram a vida dos cristãos em toda esta nação, mas os fiéis permaneceram fortes. O martírio convida pessoas de fora para examinar as reivindicações daqueles dispostos a morrer por Jesus. Acredita-se que muitas coisas extraordinárias estão ocorrendo no Egito.

Irã
Surpreendentemente, a nação controversa do Irã também está começando a encontrar as chamas crescentes do avivamento. O violento fundamentalismo islâmico não foi capaz de impedir o avanço do Evangelho nesta nação persa feroz. Refletindo sobre esta realidade, escreve Rosenberg:

“Na época da Revolução Islâmica em 1979, havia apenas cerca de quinhentos muçulmanos conhecidos, convertidos a Jesus dentro do país. Em 2000, uma pesquisa de tendências demográficas cristãs relatou que havia duzentos e vinte mil cristãos no Irã, dos quais entre quatro e vinte mil eram muçulmanos convertidos. E de acordo com os líderes cristãos iranianos que entrevistei, o número de seguidores de Cristo dentro de seu país estourou dramaticamente mais entre 2000 e 2008″5

Sim, você leu certo. O cristianismo passou de 500 pessoas para 220 mil em 21 anos. Ao contrário do que muitos americanos (e brasileiros6) pensam, o cristianismo está silenciosamente avançando nos bastidores de alguns dos lugares mais improváveis ao redor do globo.

Continua no próximo boletim…

Nota:
1Audrey Lee. “Why Revival is Exploding Among Muslims”, Charisma. December 2012.
2Joel C. Rosenberg. Inside the Revival: Good News and Changed Hearts Since 9/11, Tyndale Publishers, 2009, p. 6.
3Idem, pp. 15-16.
4Idem, p. 5.
5Idem, p. 3.
6Nota do tradutor.
Fonte: worldrevivalnetwork.blogspot.com.br
Tradução: Pr. Alan Kleber Rocha