(1) A pedir a Deus que nos guarde de sermos tentados a pecar:

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26.41).

(2) Que Ele nos preserve e livre, quando formos tentados:

“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (1 Co 10.13).
“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; 9 resisti- lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão- se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo”. (1 Pe 5.8, 9).

Portanto,
(1) Quando oramos: “Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal”, estamos pedindo: Resistência contra o maligno, contra o pecado que habita em nós, contra o perverso mundo em que vivemos.

(2) Se você deseja vencer a tentação não ame o mundo: “15 Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; 16 porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. 17 Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente” (1 Jo 2.15-17).

(3) Lembre-se: Cair em tentação é um processo gradativo, onde se anda no conselho dos ímpios, se detém no caminho dos pecadores, e se assenta na roda dos escarnecedores (Sl 1.1).

(4) O limite para a tentação é a morte: “…Sê fiel até à morte, e dar- te- ei a coroa da vida” (Ap 2.10).

(5) A tentação sistemática procedente de nossa natureza seria irresistível se não fosse a misericórdia de Deus: “1 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte… 8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. 9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. 10 Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça. 11 Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita” (Rm 8.1, 2; 8-11).

(6) Quando cair, seja sua a oração do Salmista quando disse: “11Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. 12 Restitui- me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário” (Sl 51. 10, 12).

Pr. Alan Kleber