“Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida” (Jo 5.24).

Embora a nossa geração seja bastante desenvolvida e moderna nas diversas áreas de atuação de uma sociedade civilizada, os questionamentos quanto à vida futura da existência humana permanecem os mesmos de há dois mil anos atrás. O homem criado a imagem e semelhança de Deus, vive ainda hoje uma ansiosa busca por descobrir como alcançar a salvação e a vida eterna. Muitos ainda hoje se perguntam: “Para onde eu irei quando os meus dias na terra chegarem ao fim? O que devo fazer para ser salvo dos meus próprios pecados?”.

Primeiramente, Jesus Cristo nos ensina que a salvação é oferecida ao homem pela fé somente. Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna. A Bíblia diz que “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” (Rm 10.9). Mas, para que isso seja possível é necessário que se ouça o Evangelho e se creia no nome do Senhor. A pregação do Evangelho é o meio por excelência no qual Jesus Cristo anuncia a Sua palavra a fim de que todos creiam em Deus Pai e recebam dele a vida eterna.

Em segundo lugar, Senhor Jesus afirma que aqueles que escutam a Sua palavra e abrem o seu coração recebendo-o pela fé escaparão do juízo vindouro. Não entra em juízo. A Bíblia afirma: “… quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (Jo 3.36). A Escritura é clara quando afirma que os homens jamais conseguirão se salvar da ira de Deus, se persistirem em conquistar a vida eterna por suas próprias forças, isto é, pelas suas boas-obras.

Por fim, o nosso Salvador ainda nos diz que todo aquele que aceitar a sua palavra e com fé confiar em Deus de todo o seu coração não permanecerá eternamente no estado de morte espiritual, mas experimentará a ressurreição da vida (Jo 5.29). Mas passou da morte para vida. Disse Jesus: “Em verdade em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão” (Jo 5.25). Você acabou de ler o que diz a Palavra de Cristo. Agora você já sabe o que deve fazer para ser salvo e ter os seus pecados perdoados. Receba a Jesus Cristo pela fé e tenha a vida eterna, não entre em juízo, mas passe ainda hoje da morte para a vida.

Pr. Alan Kleber