“Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam; porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos” (Atos 17.30,31).

Primeiramente, a Bíblia diz que Deus concede aos homens uma oportunidade para que sejam salvos. De que maneira? Notificando por meio da pregação do evangelho “… que todos, em toda parte, se arrependam”. Mas, do que? Dos seus próprios pecados. Diz a Palavra de Deus: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados” (At 3.19).

A Bíblia ensina claramente que o pecado levou os homens a adorarem a criatura ao invés do Criador. Por causa do pecado os homens trocaram a verdade pela injustiça, amando mais as suas próprias paixões mundanas do que o próprio Senhor da Criação. Entretanto, “… não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata, trabalhados pela arte e imaginação do homem” (At 17.29), mas, devemos adorar e servir ao Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, aquele que é o Senhor do céu e da terra, e por isso não habita em santuários feitos por mãos humanas, e nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais. Ele mesmo fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, fixando tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação neste mundo.

O Senhor Deus é tão cheio de misericórdia e amor, que ao invés de nos deixar perecer em nossos próprios pecados, nos oferece uma nova chance, por isso precisamos nos arrepender das nossas obras más, senão jamais escaparemos do seu santo e reto juízo. A Bíblia diz que ele mesmo já estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça. Esse será o dia onde ele retribuíra cada um segundo as suas obras. E o grande Juiz daquele dia será o Senhor Jesus Cristo. Isso mesmo, o grande Juiz do dia final será o varão destinado por Deus, o qual venceu o poder da morte ressuscitando dentre os mortos.

Não haverá uma segunda chance nesse dia. Mas um grande e terrível julgamento. A Palavra de Deus nos diz que nesse dia o Senhor Jesus se assentará no trono da sua glória; e diante de todas as nações reunidas em sua presença, separará uns dos outros, bons e maus. Os bons, aqueles que se arrependeram e creram no seu evangelho libertador, ele colocará a sua direita, e dirá: “Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt 25.34).
Entretanto, aos maus, aqueles que não se arrependeram dos seus pecados permanecendo rebeldes contra o Senhor ele dirá: “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mt 25.41).

Essas são as duas realidades futuras que a Bíblia apresenta aos homens: o castigo eterno para os ímpios, porém a vida eterna para os justos. A Bíblia não nos diz nem o dia nem a hora do juízo final. Entretanto, notifica a todos que se arrependam hoje e creiam no evangelho do Senhor Jesus Cristo. E então, de que lado você estará no julgamento final?

Pr. Alan Kleber