1. Que sua vida seja guiada pela fé e não por aquilo que você diariamente vê. “Assim fala o SENHOR dos Exércitos: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a Casa do SENHOR deve ser edificada” (Ag 1.2). Cheios de desculpas, os israelitas negaram expressamente o mandamento de Deus (reconstruir a Casa do SENHOR) , eles retornaram para a terra da promessa dizendo: “Calma, ainda não chegou o tempo! Nós é que decidimos o que fazer, como fazer e quando fazer”.

2. Que sua obediência não seja determinada pelas circunstâncias. Jamais considere as circunstâncias da sua vida maiores do que a confiança no Senhor. Os judeus fizeram isso nos dias do profeta e por isso resolveram se recusar a obedecer a ordem divina. Obedecer a Deus é uma questão de fé e não de circunstâncias.

3. Não gaste maior parte de seu tempo e energia apenas para fazer muito por si mesmo. “Acaso, é tempo de habitardes vós em casas apaineladas [cobertas, revestidas], enquanto esta casa permanece em ruínas?” (Ag 1.4). Ageu profetiza lembrando ao povo de Deus que eles foram enviados à Jerusalém para reconstruir o templo, e mesmo dizendo não haver tempo, gastavam todas as suas energias construindo as suas próprias casas. Não era essa a prioridade dada a eles por Deus.

4. Considere sempre o que Deus manda. “Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai o vosso passado”. Quem disse isso? O SENHOR dos Exércitos. A maneira como Deus se revela aos israelitas aponta para o seu governo soberano. Os judeus necessitavam enxergar sua situação atual de retorno à Terra da Promessa, e concluir que não foi por causa do Rei Dario que eles voltaram para Jerusalém, mas por causa do SENHOR dos Exércitos. O título com o qual Deus se apresenta significa “o todo soberano, poderoso e controlador de todas as forças humanas e sobre-humanas”.

5. Considere sempre qual tem sido sua maior motivação neste mundo. “Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis, mas não chega para fartar-vos; bebeis, mas não dá para saciar-vos; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saquitel furado”( Ag 1.6). Por que você parece prosperar tanto, mas não se contenta com o que tem? Por que você nunca está feliz? Ageu ensina que a paz de espírito não vem com aquilo que você conquista neste mundo. A verdade é que você não está feliz porque Deus não faz parte do seu dia-a-dia.

6. Esteja pronto para agir. “Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai o vosso passado. Subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; dela me agradarei e serei glorificado, diz o SENHOR” (Ag 1.7-8). Deus aponta claramente o problema pelas palavras de Ageu. Eles foram enviados de volta à Jerusalém para reconstruir o templo. Disso dependia a reconstrução de suas próprias vidas. Fazer esta obra era o sinal mais claro de que eles entenderam o que aconteceu no passado por causa da desobediência de seus pais, e que não repetiriam o mesmo pecado, desprezando assim o Senhor. Quando o trabalho de reedificação foi barrado por seus inimigos, eles desanimaram e esperaram que alguém chegasse para reinicia-lo. Mas, a hora de agir e confiar no Senhor era urgente. Ao obedecer, eles estavam virando as costas para a apatia e indiferença, demonstrando assim o seu arrependimento por meio da ação.

7. Pois o Senhor lhe dá a justificativa para a obedecer e agir. “… dela me agradarei e serei glorificado, diz o SENHOR “. Literalmente, “conseguirei glória para mim mesmo”. No passado, o salmista Davi ensinou ao povo de Deus: “Agrada- te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração” (Sl 37.4). Deus havia feito grandes coisas para o seu povo; ele os havia trazido de volta da Babilônia para Jerusalém, com a missão de reconstruir o templo que havia sido destruído. Com isso, os judeus deveriam glorificar a Deus acima de todas as coisas. Não valorizamos a glória de Deus acima de tudo? Mas, por que parece que em nossos dias cada um está mais preocupado com a sua própria casa do que com a Casa do Senhor? O problema é que enquanto não encontrarmos nossa plena satisfação em Deus, nunca estaremos satisfeitos.

Concluindo,

– Cristão: quem dirige a sua vida neste mundo? Sua fé inabalável no SENHOR dos Exércitos, ou as circunstâncias do momento?

– Quem determina o que você deve fazer, como fazer e quando fazer? Seu amor e fidelidade a Deus ou sua ambição por sucesso, saúde, boa situação financeira, harmonia familiar?

– Nossa vida neste mundo deve ser guiada pela fé e não por vista. Lembre-se de Daniel no exílio. Mesmo após ficar sabendo do decreto do Rei Dario, ele não deixou de orar diariamente em direção a Jerusalém (Leia Dn 6).

– Assim como o povo de Deus no passado, por vezes, nós também não esquecemos nosso propósito no plano de Deus? Ageu nos alerta quanto aos perigos de estarmos vivendo uma versão egocêntrica de cristianismo. Se eu estou sendo beneficiado, então obedeço, sirvo, doou, e até mesmo faço sacrifícios.

– Reflita sobre o seu próprio passado. “Basta olhar um pouco para trás, e ver quais as consequências de olhar para si mesmo, e não para o seu Deus; você não ganhou nada por agir assim” (Spurgeon).

– Não se esqueça de seu Deus. O SENHOR dos Exércitos sempre estará conosco. Ele é a nossa garantia. Essa deve ser nossa maior lembrança e melhor garantia. Todo o cristão deve viver com esperança, meditar sobre o seu passado e louvar ao Senhor pelo que Cristo fez na Cruz por seu povo.

Feliz 2017!

Pr. Alan Kleber