1. Um homem controla suas emoções e paixões. Solteiro ou casado, um homem de verdade domina suas paixões. Ele não abusa de mulheres ou crianças; ele as protege. Ele mantém suas mãos longe de uma mulher que não é sua e trata sua esposa com amor, respeito e dignidade. Ele mantém seus olhos longe de imagens pornográficas. Ele protege a virgindade e inocência de uma mulher solteira. Ele não é definido por suas façanhas abaixo da cintura. Ele é um homem com a mente, corpo e coração.

2. Um homem cuida de sua família. 1 Timóteo 5: 8 diz: “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente”. São palavras fortes. Quando um homem não trabalha e cuida de sua família, seu sentimento é de vergonha. Sua autoestima afunda. Um homem que não trabalha, que não pode manter um emprego, que se move de um emprego para outro, ou que se recusa a assumir a sua responsabilidade cria insegurança em sua esposa e filhos. Todo homem precisa prover para a sua família, o que também significa assumir a responsabilidade de prover necessidades emocionais e espirituais. Um pai deve treinar seus filhos e prepará-los para se tornarem adultos responsáveis que sabem discernir rapidamente as más correntes da cultura de seu tempo.

3. Um homem protege sua família. Tomando emprestado uma ilustração de John Piper e Wayne Grudem sobre a essência da masculinidade: Quando você está deitado na cama com sua esposa, e você ouve o som de uma janela sendo aberta em sua cozinha às 3h da manhã, você a acorda diz, “A última vez que isso ocorreu, foi eu quem pegou nosso bastão de beisebol e investigou para ver se alguém estava invadindo nossa casa. Agora é a sua vez, querida! Aqui está o porrete? Não! Contudo, ser um protetor exige mais do que garantir a segurança física. Provérbios 4.10-15 descreve um pai que protege seu filho, transmitindo sabedoria, ajudando-o a edificar um caráter divino, e ensinando-o a rejeitar as mentiras e tentações do mundo. Este pai protege não apenas o seu filho, mas as gerações futuras com a sabedoria que ele compartilha.

4. Um homem serve e lidera sua família. Servir e liderar pode parecer uma contradição, mas são deveres inseparáveis de acordo com a Escritura. Enquanto o Apóstolo Paulo nos diz em Efésios 5:23 que “o marido é a cabeça da mulher”, ele rapidamente coloca em descarta quaisquer noções de que essa liderança permite a dominação masculina egoísta. Ele completa a frase com “como Cristo também é a cabeça da igreja”. A passagem continua dizendo que os maridos devem amar suas esposas “assim como Cristo também amou a igreja e se entregou por ela” (v. 25). Isso pinta uma imagem de liderança contrária à forma como o mundo vê. Um homem é chamado para ser um servo-líder – para assumir a responsabilidade por sua esposa e filhos e colocar suas necessidades à frente da sua própria. Ele é chamado a demonstrar o amor altruísta e sacrificial – o tipo de amor que vemos em Deus para com seus filhos.

5. Um homem segue o desígnio de Deus para a verdadeira masculinidade. Miquéias 6.8 diz, “Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.” O núcleo da vida de um homem deve ser o seu relacionamento com Deus. O homem que caminha humildemente com Deus é motivado e capacitado para intensificar e assumir as responsabilidades difíceis que vêm à sua frente.

Você pode perceber isso? Um homem corajoso nunca estará fora de serviço.

Que o Senhor nos conceda homens segundo o Seu coração!

Pr. Alan Kleber