Comentário sobre a pergunta 81 do Catecismo de Heidelberg:

P.81. Quem deve vir à mesa do Senhor?
R. Aqueles que, em verdade, estão descontentes consigo mesmos por causa dos seus pecados e que, mesmo assim, confiam que eles lhes foram perdoados e que o mal que ainda resta neles está coberto pelo sofrimento e morte de Cristo, e que também desejam fortalecer a sua fé e corrigir as suas vidas, cada vez mais. Mas os hipócritas e os que não se arrependem comem e bebem juízo para si mesmos.
Ref.: 1Co 10.19-22; 11.26-32.

Paulo escreveu à igreja de Corinto, onde faltava caridade entre os irmãos e se profanava a mesa do Senhor, dizendo: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice” (1 Co 11.28).

Os cristãos devem celebrar a Santa Ceia bem preparados, com amor e com fé. Por isso, devem examinar-se a si mesmos, arrependendo-se de seus pecados, como Davi fez em sua oração: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias” (Sl 51.1), ou como Paulo dizia: “Miserável homem que eu sou! …pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço” (Rm 7).

Os cristãos devem crer que o Senhor quer perdoar seus pecados e sua natureza pecadora. Assim escreveu o apóstolo Paulo, que antes havia perseguido a Igreja de Deus: “alcancei misericórdia” (1 Tm 1.16). Os crentes devem confiar que Cristo intercede constantemente por eles no céu, e que Ele é a reconciliação para Seus pecados.

Quando os filhos de Deus leem a Bíblia, que fala do amor à Lei de Deus — “Oh! quanto amo a tua lei! ela é a minha meditação o dia todo” (Sl 119.97) —, dizem: Eu creio assim também. O povo de Deus deseja andar toda sua vida retamente diante dos olhos de Deus, apartando-se de tudo o que pode ser contra o amor a seu próximo.

Ao examinarmos a nós mesmos, há três pontos que devemos ter em conta:

1. Se somos verdadeiros cidadãos do Reino de Deus, podendo nos aproximar irrepreensíveis da mesa do Senhor;

2. Se, apesar de cair em pecado diariamente, não vivemos nele, como Absalão e Caifás;

3. Que os filhos de Deus se aproximam da mesa do Senhor para receber consolo, ao recordar dos sofrimentos de Cristo e de Sua obediência.

Por conseguinte, os infiéis e os hipócritas não devem se aproximar da mesa do Senhor; do contrário, seria provocar a ira de Deus (1Co 10.22).

Fonte: “La Confesión de La Iglesia” (Felire,1985), comentada por J. C. Janse , página 125.

Tradução livre: Felipe Sabino de Araújo Neto