Talvez você esteja procurando uma igreja para se congregar e sente a necessidade de frequentar um lugar onde o Senhor Jesus é apresentado como o único Senhor e Salvador.
Cuidado! Lembre-se das palavras de Jesus: “acautelai-vos dos falsos profetas”. Dirija-se a uma Congregação e observe se Jesus é o centro da Pregação bíblica, o centro da adoração, do louvor reverente, da oração, dos sacramentos, da comunhão, do serviço ao próximo. Observe se é uma Igreja que busca glorificar a Deus e exaltar o Filho Jesus. Seja cauteloso porque há muitos pregadores do Falso cristo. Estes são os que não pregam a Palavra e não a vivem.
Provavelmente você ainda não compreendeu a necessidade que uma igreja tem de um Pastor. Talvez tenha receios de frequentar uma igreja e de se submeter a uma liderança espiritual por parte de um homem sobre quem dizem tantas coisas.

Esclareço-lhe que para alguém ser Pastor tem de receber chamado divino. Não depende de uma escolha simplesmente pessoal. Há um chamado interno inconfundível que vem do Espírito Santo e no seu devido tempo, uma confirmação dessa chamada. Esse chamado divino é objetivo: tomar conta das ovelhas de Jesus que precisam ser apascentadas.

Por isso, é indispensável que o vocacionado para o pastorado se prepare convenientemente no conhecimento da Palavra de Deus porque somente através dela, de seus ensinamentos, poderá cuidar de sua vida e das ovelhas de Cristo.

Através de seus pastores o Senhor quer proteger suas ovelhas e cuidar delas. Quer que se mantenham congregadas; que sejam guiadas com prudência, inteligência e sabedoria; que sejam alimentadas e dessedentadas. Que sejam recolhidas dos mais diversos lugares e mansamente conduzidas para se aprofundarem no conhecimento do Senhor através do estudo da Palavra. Que façam uso das orações, e participem dos sacramentos para que sejam confirmadas na fé e habilitadas para o viver cristão neste mundo – o caminhar nas veredas da ustiça, cujo destino será o Céu.
O fato de o pastor ser um escolhido por Deus não o torna um homem maior, diferente ou mais especial que os outros homens. A função dele é que é muito especial.
Enquanto o falso pastor trabalha a sua imagem, concentra tudo em sua direção, dá nome ao seu ministério, atribui a si mesmo qualidades que não correspondem à sua natureza e anuncia ser portador de poderes miraculosos, o pastor fiel se conhece, sabe quem é, reconhece seus deveres para com o povo e para com Deus e busca Sua misericórdia para realizar o trabalho de Deus.
A igreja precisa ser pastoreada por um homem escolhido por Cristo. A ovelha de Cristo sempre desejará ser pastoreada por um pastor fiel. Ela sente falta da presença do Pastor.
Isto é plenamente compreensível: nada é tão bom e tão salutar para uma alma quanto ter à sua disposição um homem que Deus colocou para estender a sua bênção e tornar prática e real a sua orientação, promessas e bênçãos!
A Igreja de Cristo precisará até o último dia de pastores, homens que sejam fiéis e responsáveis, aptos para tomarem conta de almas que são de Jesus e que tornarão um dia para Ele.
Quando não há pastor numa igreja, as ovelhas são atacadas, dispersas, perdidas e expostas a todos os tipos de perigos. O pastor precisa estar com o rebanho.
É indiscutível que há uma multidão de pastores falsos, mas há também, nesta terra, muitos pastores fiéis. Sempre haverá pastores que não se dobrarão diante da iniquidade.

Pr. Franklin Dávila

Extraído do Livro “Cuidado com os Falsos Pastores!”