“Estando ele em Jerusalém, durante a Festa da Páscoa, muitos, vendo os sinais que ele fazia, creram no seu nome; mas o próprio Jesus não se confiava a eles, porque os conhecia a todos. E não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana”
(João 2.23-25).

Graça e paz!

Hoje eu gostaria de meditar com você em uma passagem bíblica bastante interessante. Fala de um encontro de Jesus com aqueles que começaram a presenciar o início do seu ministério terreno na Palestina. A Bíblia nos ensina que a fim de manifestar a sua glória e testemunhar que ele era o verdadeiro Filho de Deus, Jesus realizou muitos sinais diante dos homens. O primeiro deles foi a transformação da água em vinho nas bodas de Caná da Galiléia.

No texto que lemos vimos que Jesus começou a operar tantos sinais que muitos estavam prontos a aceitá-lo como o Messias prometido. Porém, o Mestre não se deixava enganar. Por quê? O texto nos responde que Jesus não confiava neles porque conhecia a natureza de todos ali presentes. Ele mesmo sabia o que era a natureza humana.

Os seus interesses por Jesus não eram sinceros. Certamente alguma coisa não estava bem, por isso Jesus não se enganou com tanta empolgação. Ele sabia que os mesmos que o louvavam com seus lábios, mais adiante iriam desejar a sua crucificação, por acharem absurda e ridícula a sua mensagem e missão.
Quando lemos esta passagem, entendemos porque Jesus é o único que pode nos salvar. E a razão é muito clara. Só ele conhece com profundidade a natureza humana. A fim de conceder aos homens a salvação, ele mesmo se fez maldição em nosso lugar, sendo morto e derramando o seu sangue por nós.

1) Só Jesus conhece o coração de todos os homens e sabe que o pecado o enfermou (Is 1.5).

2) Só Jesus sabe que o coração do homem está longe de Deus (Is 29.13).

3) Por isso, Jesus é o único que pode purificar os nossos corações, assim como um dia purificou aquele pobre e miserável leproso em Israel (Lc. 5.12, 13).

Gostaria de concluir dizendo que só Jesus conhece verdadeira e profundamente a sua natureza, o seu coração. De nada adiantará confessar com a sua boca que você acredita na sua vida e história, se você não experimentar tudo isso no seu coração. Arrependa-se dos seus pecados. Confesse-os a Deus. Receba a Cristo ainda hoje como seu único e suficiente Salvador, pois somente Ele, por conhecer profundamente o seu coração tem o poder para transformá-lo, dando-lhe uma nova vida.

Nele, o único que conhece profundamente o seu coração,

Pr. Alan Kleber