Sem Condenação

Atanásio¹ foi exilado inúmeras vezes. Em sua lápide se lê, Athanasius contra mundum, isto é, “Atanásio contra o mundo”. Deus pro nobis, Atanásio; Deus foi por você, mesmo que o mundo todo estivesse contra você. Minha mãe me ensinou dizer: “Paus e pedras podem quebrar meus ossos, mas palavras nunca me machucarão”.

A primeira vez que tentei, descobri que as palavras podem machucar. Acusações caluniosas podem ser mais dolorosas que paus e pedras, mas elas batem na pele do cristão que está na presença de Deus e voltam, porque Deus nos declarou justos à sua vista. O veredicto está aí. Não há tribunal de apelação mais alto do que a sentença proferida pelo soberano Juiz de todos na terra.

É Deus quem os justifica. Quem os condenará? (vs. 33-34). Uma vez que Deus nos justificou, quem nos condenará? A condenação não existe mais pois, É Cristo quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós (v. 34). É Cristo quem morreu; é Cristo que ressuscitou para a nossa justificação; é Cristo que ascendeu à mão direita de Deus, onde está sentado na posição de autoridade cósmica. Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores.

O mais alto no tribunal do cosmos é aquele que morreu por nós. Quando os inimigos de Estevão o apedrejaram, agiram com grande fúria, rangendo os dentes de ódio. Eles atiraram pedras que abriram feridas profundas naquele homem santo; mesmo com seu sangue derramado de suas veias e sua vida escoando, ele olhou para cima e Deus deu a ele uma visão do céu. Ele viu o Filho do Homem em pé, à direita de Deus (At 7.54-60). O tribunal terreno o condenou à morte, mas naquele momento, na corte celestial, o Juiz de toda a terra foi o conselho de defesa de Estevão. O que importa é onde o tribunal está sentado e este está assentado à direita de Deus.

Nosso Intercessor

O nosso Salvador não é somente o nosso Juiz e Advogado de defesa, mas é também nosso Intercessor. Ele é o nosso grande sumo sacerdote, a cada minuto nos defendendo diante de Deus. É tolice, portanto, preocupar-se com as calúnias dos homens. Quem apresentará qualquer acusação contra os escolhidos de Deus? Deus é aquele que os justifica. Cristo é aquele que morreu e ressuscitou para nossa justificação. Cristo é aquele que está assentado à direita do Pai e Cristo é aquele que intercede por nós a cada dia.

Fonte: Romanos, 2011, Editora Cultura Cristã, p. 274.
¹Atanásio de Alexandria, foi um importante pastor e teólogo cristão do século IV, principal defensor da doutrina da Trindade Santíssima contra a heresia chamada de Arianismo.

Nota sobre o autor:

R. C. Sproul nasceu em 1939, no estado da Pensilvânia. Foi ministro presbiteriano, pastor da igreja St. Andrews Chapel, na Flórida. Fundou e presidiu o ministério Ligonier, foi professor e palestrante em seminários e conferências, autor de mais de sessenta livros, vários deles publicados em português, foi editor geral da Reformation Study Bible. Na última quinta-feira (14/12/2017), aprouve ao Senhor chama-lo para seu descanso eterno. Seu ministério foi instrumento de Deus para levar a fé reformada para os EUA, Brasil e mais de 60 países. Soli Deo Gloria!