Texto Bíblico: Ageu 1:1-4

Introdução

Quantas vezes nossa obediência é determinada muito mais pelas circunstâncias do que pela nossa confiança no Senhor? Quando lemos Ageu 1.2, percebemos que não foi por falta de vontade ou mesmo ambição que o templo do Senhor ainda não havia sido construído. Na verdade, os israelitas queriam que o templo fosse reconstruído; isso era algo que eles pretendiam executar.

Então, onde estava a raiz de todo o problema?

(1) Em uma vida guiada por vista e não pela fé (v.2). “Assim fala o SENHOR dos Exércitos: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a Casa do SENHOR deve ser edificada” (Ag 1.2). Desculpas, desculpas, desculpas… Negando expressamente o mandamento de Deus (reconstruir a Casa do SENHOR) , os judeus retornaram para a terra da promessa dizendo: “Calma, ainda não chegou o tempo! Nós é que decidimos o que fazer, como fazer e quando fazer”.

(2) Em uma obediência determinada por circunstâncias. Eles consideraram as circunstâncias maiores do que a confiança no Senhor que os havia libertado do cativeiro, e por isso resolveram se recusar a obedecer a ordem divina. Obedecer a Deus é uma questão de fé e não de circunstâncias.

(3) Em encontrarem tempo e energia apenas para fazer muito por si mesmos (v.4). “Acaso, é tempo de habitardes vós em casas apaineladas [cobertas, revestidas], enquanto esta casa permanece em ruínas?” (Ag 1.4). Ageu profetiza lembrando ao povo de Deus que eles foram enviados à Jerusalém para reconstruir o templo, e mesmo dizendo não haver tempo, gastavam todas as suas energias construindo as suas próprias casas. Não era essa a prioridade dada a eles por Deus.

Aplicação

– Cristão: quem dirige a sua vida neste mundo? Sua fé inabalável no SENHOR dos Exércitos, ou as circunstâncias do momento?
– Quem determina o que você deve fazer, como fazer e quando fazer? Seu amor e fidelidade a Deus ou sua ambição por sucesso, saúde, boa situação financeira, harmonia familiar?
– Nossa vida neste mundo deve ser guiada pela fé e não por vista. Lembre-se de Daniel no exílio. Mesmo após ficar sabendo do decreto do Rei Dario, ele não deixou de orar diariamente em direção a Jerusalém (Leia Dn 6).
– Assim como o povo de Deus no passado, por vezes, nós também não esquecemos nosso propósito no plano de Deus? Ageu nos alerta quanto aos perigos de estarmos vivendo uma versão egocêntrica de cristianismo. Se eu estou sendo beneficiado, então obedeço, sirvo, doou, e até mesmo faço sacrifícios.

Conclusão

Por vezes, não parece haver tempo suficiente para desfrutarmos dos luxos desta vida, enquanto não há tempo para reconstruirmos o templo do Senhor. A verdade é que gastamos muito mais tempo para ficarmos ricos, mas não o tempo suficiente para servir a Cristo.
Temos tempo suficiente para gastar com o nosso trabalho ou qualquer outra coisa para o nosso prazer, enquanto não sobra tempo algum para a casa do nosso Deus, o SENHOR dos Exércitos! Que dura repreensão é esta para todos aqueles que professam ser o povo do Senhor!

“Cristãos, se alguns de vocês são tentados a adiar algum serviço para Deus que está em seu coração, peço que lembrem das palavras de seu Senhor, e imitem a sua ação imediata, ‘É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo’(Jo 9.4)” (Charles Spurgeon, Exposition of Haggai).

Pr. Alan Kleber