Texto Bíblico: Ageu 1:5-6.

Introdução

Em nossa caminhada cristã nos deparamos com muitas provações, e isso é bíblico. Nosso Senhor Jesus disse: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo 16.33). Mas, por que tão facilmente nos esquecemos quem é o nosso Deus? Basta um simples desapontamento ou até mesmo uma provação mais forte, e esquecemos quem está conosco no barco, sim, o mesmo Jesus que acalmou a tempestade, e assim como os discípulos perguntamos: “Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?”.

Quando estudamos o Livro de Ageu aprendemos que a nossa obediência a Palavra de Deus deve ser guiada pela fé e não por vista. Na devocional de hoje veremos que duas atitudes importantes precisam ser tomadas pelos cristãos diante do desafio de lidar com o problema da aflição.

I – Considere sempre o que Deus manda (v.5) – “Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai o vosso passado”. Quem disse isso? O SENHOR dos Exércitos. A maneira como Deus se revela aos israelitas aponta para o seu governo soberano. Os judeus necessitavam enxergar sua situação atual de retorno à Terra da Promessa, e concluir que não foi por causa do Rei Dario que eles voltaram para Jerusalém, mas por causa do SENHOR dos Exércitos. O título com o qual Deus se apresenta significa “o todo soberano, poderoso e controlador de todas as forças humanas e sobre-humanas”.

Com esta palavra, o profeta Ageu exorta ao povo:

1. Para que fossem honestos e examinassem seus corações. Literalmente, a expressão “considerai” significa, “pensar sobre”. Muitas vezes ficamos satisfeitos quando encontramos as soluções para as nossas aflições nas receitas dadas por outras pessoas. Porém, a vontade de Deus é que pratiquemos o autoexame do nosso próprio coração usando a Escritura.

2. Para que refletissem sobre o seu próprio passado. Um olhar pessoal sobre os acontecimentos à luz da Palavra de Deus é indispensável ao cristão, pois somente assim ele descobrirá como o Senhor através de sua providência sustenta com sabedoria todos os eventos da história, inclusive a sua própria vida, nos mínimos detalhes.

II – Considere sempre qual tem sido sua maior motivação neste mundo (v.6) – “Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis, mas não chega para fartar-vos; bebeis, mas não dá para saciar-vos; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saquitel furado”.

1. Nada fora do normal. Ageu cita atividades normais da vida, todas elas aprovadas por Deus como trabalhar, comer, beber e se vestir. Qual o problema então? O problema é que mesmo na rotina do nosso dia-a-dia pode haver grande evidência de que tudo vai mal. Note que em tudo que eles faziam Deus estava do lado de fora. Ele não fazia parte de suas circunstâncias, do seu dia-a-dia. Eles viviam como se Ele não existisse na prática.

2. Uma defesa à Teologia da Prosperidade? Podemos correr o risco de interpretar de forma errada esse versículo, criando assim um falso fundamento para defendermos uma teologia de prosperidade. Exemplo: Se eu não estou prosperando financeiramente quer dizer que estou desobedecendo a Deus, que eu estou em pecado? Não necessariamente. O versículo seis parece apontar muito mais para uma insatisfação com aquilo que os judeus adquiriam, mas nunca lhes trazia paz ao coração. Eles prosperavam mas não se contentavam, porque sua satisfação não estava primeiramente em confiar no SENHOR dos Exércitos. Contudo, todo cristão precisa estar atento para a realidade que, quando surge necessidade entre o povo de Deus, pode ser um aviso, correção ou até mesmo sinal de juízo.

Conclusão

1. Você tem semeado muito para si mesmo, mas pouco para Deus? Que resultados a sua semeadura trouxe para você?

2. Por que você que parece prosperar tanto, mas não se contenta com o que tem? Por que você nunca está feliz? Ageu ensina que a paz de espírito não vem com aquilo que você conquista neste mundo. Você não está feliz porque Deus não faz parte do seu dia-a-dia.

3. Que loucura é para um homem trabalhar duro e ganhar um bom salário, e, em seguida, colocar o seu dinheiro em um saco furado, e assim perder tudo!

4. Examine o seu coração e seja honesto diante de Deus. “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Pv 28.13).

5. Reflita sobre o seu próprio passado. “Basta olhar um pouco para trás, e ver quais as consequências de olhar para si mesmo, e não para o seu Deus; você não ganhou nada por agir assim” (Spurgeon).

3. Não se esqueça de seu Deus. O SENHOR dos Exércitos sempre estará conosco. Ele é a nossa garantia. Essa deve ser nossa maior lembrança e melhor garantia. Todo o cristão deve viver com esperança, meditar sobre o seu passado e louvar ao Senhor pelo que Cristo fez na Cruz por seu povo.

Pr. Alan Kleber