Texto Bíblico: Ageu 1:7-8.

Introdução

No versículo anterior (Ag 1.6), o profeta Ageu cita atividades normais da vida, todas elas aprovadas por Deus como trabalhar, comer, beber e se vestir. Qual o problema então com os israelitas? O problema é que mesmo na rotina do dia-a-dia havia forte evidência de que tudo ia mal com eles.
É extremamente importante notar que em tudo o que eles faziam Deus estava do lado de fora. Eles viviam como se Ele não existisse na prática. O texto portanto, parece apontar muito mais para uma insatisfação com aquilo que os judeus adquiriam, mas nunca lhes trazia paz ao coração.
Eles prosperavam mas não se contentavam, porque sua satisfação não estava primeiramente em confiar no SENHOR dos Exércitos. Mais uma vez, Deus fala através de seu profeta. Ele exorta ao seu povo para que sonde o seu coração e ouça ao ensino divino.

I – É hora de agir (v.7-8)

“Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai o vosso passado. Subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; dela me agradarei e serei glorificado, diz o SENHOR”.

Deus aponta claramente o problema pelas palavras de Ageu. Eles foram enviados de volta à Jerusalém para reconstruir o templo. Disso dependia a reconstrução de suas próprias vidas. Fazer esta obra era o sinal mais claro de que eles entenderam o que aconteceu no passado por causa da desobediência de seus pais, e que não repetiriam o mesmo pecado, desprezando assim o Senhor.

Quando o trabalho de reedificação foi barrado por seus inimigos, eles desanimaram e esperaram que alguém chegasse para reinicia-lo. Mas, a hora de agir e confiar no Senhor era urgente. Ao obedecer, eles estavam virando as costas para a apatia e indiferença, demonstrando assim o seu arrependimento por meio da ação.

Aplicação

1. “… o obedecer é melhor do que sacrificar …” (1 Sm 15.22). Ao invés de palavras sem sentido, de confissão ou votos vazios, Ageu chama seus irmãos à ação. Por vezes, os cristãos tendem a separar a vida piedosa do trabalho duro. Ora et labora (Ore e trabalhe) foi uma conhecida frase durante a Reforma Protestante para definir como um pregador deveria se preparar para pregar a Palavra de Cristo. Todos os filhos de Deus são chamados a fazer a vontade de Deus claramente expressa nas Escrituras. Ele nos ensina a agir, pois nem “… todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mt 7.21).

2. Ordem dada tarefa cumprida. Leia Esdras capítulo 5. Quando Tatenai, governador persa na Síria se opôs à reconstrução de Jerusalém, enviou ao Rei Dario um relatório do que viu na província de Judá, a construção da Casa do Grande Deus. Perguntando ao judeus quem lhes havia autorizado restaurar a Casa de Deus e os muros da gloriosa cidade, os anciãos responderam:

“O Deus, pois, que fez habitar ali o seu nome derribe a todos os reis e povos que estenderem a mão para alterar o decreto e para destruir esta Casa de Deus, a qual está em Jerusalém. Eu, Dario, baixei o decreto; que se execute com toda a pontualidade” (Ed 5.11-13).

II – A justificativa para a obedecer e agir (v.8b)

“… dela me agradarei e serei glorificado, diz o SENHOR “. Literalmente, “conseguirei glória para mim mesmo”. No passado, o salmista Davi ensinou ao povo de Deus: “Agrada- te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração” (Sl 37.4). Deus havia feito grandes coisas para o seu povo; ele os havia trazido de volta da Babilônia para Jerusalém, com a missão de reconstruir o templo que havia sido destruído. Com isso, os judeus deveriam glorificar a Deus acima de todas as coisas.
Não valorizamos a glória de Deus acima de tudo? Mas, por que parece que em nossos dias cada um está mais preocupado com a sua própria casa do que com a Casa do Senhor? O problema é que enquanto não encontrarmos nossa plena satisfação em Deus, nunca estaremos satisfeitos.

Aplicação

1. Tudo foi criado para o gozo de Deus. “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas” (Ap 4.11). Deus é: o Criador de tudo; o preservador de tudo; a causa final de tudo.

2. Todas as coisas existem para Deus. “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém” (Rm 11.36). Ele é: a fonte de todas as coisas, no sentido de que elas procederam Dele; o Criador e o agente por intermédio de Quem todas as coisas subsistem e são direcionadas à sua devida finalidade; a finalidade essencial, em cuja glória todas as coisas haverão de redundar.

3. É nosso dever glorificar a Deus em tudo o que fazemos. “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1Co 10.31). Porque do Senhor é a terra e a sua plenitude (1Co 10.26 “porque do Senhor é a terra e a sua plenitude.”; cf. Sl 24.1).

Conclusão

Deus requer que cada um dos seus despenseiros (mordomos, aqueles que cuidam da despensa) seja encontrado fiel: “Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel” (1Co 4.2). Um bom mordomo de Cristo glorificará o Seu Senhor em todas as coisas. Ele sempre estará pronto para agir, buscando fazer a vontade de Deus

Pr. Alan Kleber