O que é um “Meio de Graça”? Nossos Catecismos ensinam que o “meio de graça” é um benefício pelo qual o Senhor Jesus Cristo comunica suas mais ricas bênçãos para o seu povo. Ele é o instrumento do Redentor para desenvolver no coração de cada crente a santidade de vida, o desenvolvimento da salvação. Os principais meios de graça são: a Palavra, a oração e os Sacramentos (Batismo e Ceia do Senhor). Por meio deles, Cristo fortalece a fé de seu povo pactual.

Perceba que a Santa Ceia está na lista dos principais meios graciosos que o Senhor Jesus legou a sua Igreja. Como um dos Sacramentos, a Ceia do Senhor substitui a Páscoa, o antigo selo pactual da Antiga Dispensação, dando amplo sentido à doutrina da expiação e redenção consumada e aplicada por Cristo aos eleitos. Por isso, quando celebrou a última páscoa com seus discípulos, Jesus tomou o cálice e disse: “Porque isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados” (Mt 26.28). A expressão “nova aliança” inauguraria uma Nova Dispensação, uma nova era. Não seria mais necessário sacrificar cordeiros porque o Cordeiro de Deus derramaria o seu sangue, de uma vez por todas para salvar o seu povo de seus pecados (Mt 1.21).

Agora pense comigo: Se a Santa Ceia foi instituída por Cristo (1 Co 11.23) e é um meio de graça, logo, não pode ser apenas um solene memorial. Porém, muito mais do que isso, através da Ceia do Senhor, Jesus Cristo abençoa o seu povo santificando-o e preparando-o para o céu. Na celebração da Ceia a Igreja testemunha que não é deste mundo, mas pertence ao Reino dos Céus. Veja que grande bênção é fazer parte do povo redimido por Cristo, cantar louvores ao Seu Santo Nome, oferecer gratas orações, ler e meditar em Sua Santa Palavra, proclamar a poderosa mensagem do Evangelho!

Por isso o mandamento do Senhor é tão importante: “não deixemos de nos congregar, como é costume de alguns” (Hb 10.25). As maiores bênçãos são comunicadas a Igreja de Cristo quando ela está reunida para adorar e louvar ao Cordeiro de Deus. Não troque esse momento por nada neste mundo! Se você é um membro comungante participe da Ceia do Senhor com alegria, ensine e prepare os seus filhos porque o tempo deles um dia também chegará. Se você ainda não recebeu o Batismo, é hora de tomar uma séria decisão. Eu sei que ela mudará radicalmente a sua vida e que você jamais será o mesmo. Contudo, confie em Deus. Prove e veja que o Senhor é bom!

Em Cristo, nosso Cordeiro Pascal,

Pr. Alan Kleber