Texto Bíblico: Ageu 2.1- 5

Introdução ao Cenário (vv.1-3)

“No segundo ano do rei Dario, no sétimo mês, ao vigésimo primeiro do mês, veio a palavra do SENHOR por intermédio do profeta Ageu, dizendo: Fala, agora, a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e ao resto do povo, dizendo: Quem dentre vós, que tenha sobrevivido, contemplou esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é ela como nada aos vossos olhos?”.

Após três semanas de trabalho, alguns escombros foram retirados, os fundamentos começaram a ser lançados. Lembrando-se do passado, os exilados mais velhos contagiaram os mais novos com a sua tristeza, pois como um templo novo, menor e mais simples seria semelhante ao antigo e glorioso templo de Salomão?

Eles compararam a sua duração e as suas realizações, e se desesperaram de seguir em frente. Deus não evitou tratar da realidade com eles (v 3). O que eles viram foi verdade. A Palavra do SENHOR, veio por intermédio do profeta, lembrando-os de todo o mal que eles haviam praticado. As ruínas do glorioso templo, agora desolado, os fazia lamentar com saudade a glória da primeira Casa de Deus. Mas, como eles poderiam ser curados? Como eles conseguiriam vencer o medo e a falta de fé, diante de tão desafiador empreendimento – a reconstrução do Templo? Somente com a ajuda do SENHOR dos Exércitos.

I – A Presença de Deus: Primeiro Passo para Curar o nosso Desânimo (v.4)

“Ora, pois, sê forte, Zorobabel, diz o SENHOR, e sê forte, Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e tu, todo o povo da terra, sê forte, diz o SENHOR, e trabalhai, porque eu sou convosco, diz o SENHOR dos Exércitos”.

1. Observe como Deus tomou as medidas necessárias. Note como Ele interveio. Perceba como Ele escolheu agir, trabalhando em suas vidas a cura para o desânimo.

2. Veja como Deus revela a sua determinação em estar ao lado de seu povo. Ele torna isso evidente por meio de suas promessas. “Sê forte… e trabalhai, porque eu sou convosco, diz o SENHOR do Exércitos”.
Aplicação: Acredite, Deus sempre tem uma palavra para o seu povo. Ele sempre tem uma palavra certa para você. Através da sua Palavra, o Senhor trata o nosso coração, nos exortando ao arrependimento, consolando a nossa alma e animando a nossa fé. Esta é a mesma linguagem usada no Novo Testamento para descrever a obra salvadora e a distinção que o Senhor Jesus fez por sua obra em nossas vidas. Leia Efésios 4.17-24.

II – A Promessa de Deus: Segundo Passo para Curar o nosso Desânimo (v.4)

“Ora, pois, sê forte, Zorobabel, diz o SENHOR, e sê forte, Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e tu, todo o povo da terra, sê forte, diz o SENHOR, e trabalhai, porque eu sou convosco, diz o SENHOR dos Exércitos”.

Isso é fundamental, porque é a base para a uma obediência alegre. As promessas de Deus estabelecem o que é necessário para a nossa obediência. Quando nós simplesmente dependemos de nosso “livre arbítrio”, o que a Bíblia chama de “a força de nosso próprio braço”, isso nada mais é do que confiar mais em nossa capacidade do que no poder do nosso Senhor. Se agirmos dessa maneira, então nos desesperaremos e desistiremos do caminho; ou nos tornaremos rigidamente legalistas e obedeceremos a Deus sem nenhuma alegria.

III – A Habitação do Espírito de Deus: Terceiro Passo para Curar o nosso Desânimo (v.5)

“… segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, o meu Espírito habita no meio de vós; não temais”.

O profeta Ageu encoraja Zorobabel, o sumo sacerdote Josué e todo o povo: Sejam fortes e trabalhem em prol da reforma do Templo. Eles não deveriam temer, pois, o SENHOR dos Exércitos estaria sempre com seu povo. Como eles poderiam ter certeza disso?

1. Deus sempre seria fiel a palavra da sua aliança. O retorno para Jerusalém após setenta anos de cativeiro se concretizou porque o Senhor da Aliança cumpriu fielmente o que anunciou para seu povo por meio de seus profetas.

2. Seu Santo Espírito sempre habitaria no meio de seu povo. As nações ao redor de Israel tinham seus deuses fixos, nas cidades ou aldeias, representados por ídolos esculpidos por mãos humanas. Eles tinham boca mas não falavam, nariz mas não cheiravam, ouvidos mas não podiam ouvi-los, suas mãos não podiam tocá-los, nem seus pés andavam; nenhum som saía de suas bocas emudecidas (Sl 115.5-7). Somente Israel adorava a um Deus vivo e verdadeiro. Ele era pessoal, habitava no meio deles, sempre os acompanhava por todos os lugares. Ele não os abandonou nem mesmo na Babilônia. Poderia o Senhor abandoná-los agora?

Conclusão

Aprendemos portanto, que o Caminho para curar o nosso desânimo é:

(1) A presença de Deus. “… eu sou convosco, diz o SENHOR dos Exércitos”. O nome divino pelo qual Deus se apresenta é um lembrete da enormidade da sua presença. Quando Paulo temeu pregar o Evangelho em Corinto, o Senhor Jesus lhe apareceu e disse: “… Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade. E ali permaneceu um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus”(At 18.9-11).

(2) A promessa de Deus: “… segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito”. Desde os tempos antigos, Deus prometeu andar com seu povo. Ele os faz lembrar como de maneira poderosa libertou os hebreus de um período de quatrocentos anos de servidão no Egito (Êx 20.1).

(3) O Espírito de Deus: “… o meu Espírito habita no meio de vós; não temais”. Mesmo quando eles não podiam ver, sentir e entender, o Espírito de Deus estava presente. Deus estava presente até mesmo em um desastre aparente, e Ele fez a Sua presença conhecida no momento em que eles se arrependeram e voltaram os seus olhos para o seu Deus.

Pr. Alan Kleber