Texto Bíblico: Leia Ageu 2.20-23

Introdução

Os judeus exilados tinham construído suas próprias “casas apaineladas” (Ag 1.4), negligenciando a prioridade de reconstrução do templo. A atração pelas coisas que eles mais amavam lhes havia impedido de agir obedientemente à Palavra do Senhor, ao invés disso, eles se justificavam, “.. Não veio ainda o tempo, o tempo em que a Casa do SENHOR deve ser edificada” (Ag. 1.2).
No capítulo 2, versículos 20-23, Deus revela uma palavra especial a Zorobabel, o governador de Judá e líder dos exilados de Israel. Por que Zorobabel? Ele era da linhagem de Davi, filho de Salatiel, neto do Rei Jeoaquim.
Deus removeu seu avô, Jeoaquim da sua presença, “… por causa de todos os pecados cometidos por Manassés, como também por causa do sangue inocente que ele derramou, com o qual encheu a cidade de Jerusalém; por isso, o SENHOR não o quis perdoar” (2Rs 24.1-4).

Agora Zorobabel era o líder. Ele havia enfrentado um grande desânimo na primeira tentativa de reconstrução do templo em 538 a.C (Ed 4). Novamente, ele precisaria encará-lo novamente. Seria Zorobabel capaz de liderar o seu povo levando-o a retomar o plano de Deus? Que palavra especial o SENHOR mandaria o profeta Ageu falar ao Rei de Judá?

I – Deus abalará o perecível (vv. 20-22)

“Veio a palavra do SENHOR segunda vez a Ageu, ao vigésimo quarto dia do mês, dizendo: Fala a Zorobabel, governador de Judá: Farei abalar o céu e a terra; derribarei o trono dos reinos e destruirei a força dos reinos das nações; destruirei o carro e os que andam nele; os cavalos e os seus cavaleiros cairão, um pela espada do outro”

(1) Ele abalará o céu e a terra – Tudo o que é transitório não vai durar, portanto, não coloque seu amor nessas coisas.
(2) Ele Derrubará Tronos e reinos.
(3) Ele Destruirá:
– A força dos reinos das nações;
– O carro e os que andam nele;
– Os cavalos e os seus cavaleiro cairão, um pela espada do outro – Tudo isso aponta para os reinos deste mundo como estruturas políticas ou militares criadas por homens.

Aplicação:

1. A mensagem de Ageu: Tudo é temporário. Portanto, coloque a sua confiança em um reino eterno que não vai falhar, e no poder eterno que não pode ser conquistado.
2. Aparentemente a coisa mais prudente que Zorobabel e todo o povo podia fazer era aproveitar a vida em suas “casas apaineladas”, esperando que a era messiânica chegasse. Contudo, Deus nunca encontra prazer na neutralidade e passividade de seus líderes. Deus nunca encontra prazer em Seu povo desejando coisas acima dele.
3. Quantas vezes nos tornamos tão obcecados com o que vai desaparecer? Você consegue se imaginar “apaixonado” por uma linda mulher (ou homem) de areia esculpida na praia? Você gasta tempo com ela, lhe dá presentes e enche de afetos. Mas basta a primeira onda tocar nela e ela começa a derreter. Assim também acontece quando amamos os tesouros deste mundo.

“Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”
(Mt 6.19-21)

2. A Escolha de Deus sempre prevalece (v.23)

Assim como aconteceu com muitas profecias, parece haver um objetivo imediato e um objetivo final no último versículo do livro de Ageu.

“Naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, tomar-te-ei, ó Zorobabel, filho de Salatiel, servo meu, diz o SENHOR, e te farei como um anel de selar, porque te escolhi, diz o SENHOR dos Exércitos”

1. Objetivo Imediato: Zorobabel precisava saber que Deus o havia escolhido. O SENHOR dos Exércitos fez isso mostrando-lhe sua maravilhosa graça:

(a) Através do restabelecimento da linhagem davídica do Messias;
(b) Chamando-o de “um anel de selar” – que foi muito bem guardado pelo rei;
(c) O Senhor realizaria seus planos através de Zorobabel.

2. Objetivo Final: Em última análise, esta profecia se cumpriria no maior filho de Zorobabel, Jesus Cristo.
(a) Após dez gerações, Cristo nasceu (Mateus 1: 12-16).
(b) “Servo meu” é um título messiânico bem conhecido nos profetas (cf. Is 41–53).

Aplicação:
1. “o objetivo futuro de Deus será alcançado e irá revelar-se mais glorioso, em cumprimento do que em perspectiva, o grau em que Jesus Cristo era mais glorioso do que o templo” (Baldwin).
2. Cristo é verdadeiramente o anel real do Pai como toda a plenitude de Deus habitou Nele corporal. Ele é o escolhido do Pai, predestinado para a glória de Deus e nossa salvação.

Conclusão

Desanimado / com Medo – Ouça e obedeça aos mandamentos de Deus
Ansioso – Olhe e confie na promessa de Deus
Presunçoso sobre seu desempenho – Abandone sua presunção e lança-te na graça de Deus.
Amar as coisas em primeiro lugar – Olhe para os planos de Deus que irão abalar o abalável e estabelecer apenas o que é inabalável por toda a eternidade!

Pr. Alan Kleber