À medida que o governo civil preserva a ordem numa sociedade pela manutenção da ordem moral de Deus segundo o padrão divino de justiça, a Igreja pode trabalhar para salvar essa sociedade pela propagação do evangelho de Jesus Cristo no poder do Espírito Santo.

Essas duas instituições, Igreja e Estado, devem manter a ordem de Deus numa sociedade, restringindo a ilegalidade nessa sociedade. Quando uma ordem piedosa é mantida, a Igreja tem, então, lugar e liberdade para aplicar o mandamento que Deus lhe deu de fazer das nações do mundo discípulos de Cristo.

Pense seriamente nestas palavras poderosas de A. A. Hodge, um pregador presbiteriano do século XIX:

Se Cristo é realmente rei, exercendo jurisdição original e imediata sobre o Estado, como faz na verdade sobre a Igreja, segue-se necessariamente que a negação ou negligência geral de seu senhorio por direito, qualquer recusa de obedecer à Bíblia que é o livro-lei aberto de seu reino, serão obrigatoriamente seguidas por ruína política e social, bem como moral e religiosa.

Se os crentes professos são infiéis à autoridade do seu Senhor em sua condição de cidadãos do Estado, não podem esperar serem abençoados pela habitação do Espírito Santo em sua condição de membros da Igreja. O reino de Cristo é um e não pode ser divido em vida ou em morte.

Se a Igreja se debilita, o Estado não pode estar com saúde, e se o Estado rebela-se contra seu Senhor e Rei, a Igreja não pode desfrutar do favor de Deus. Se o Espírito Santo se afasta da Igreja, não estará presente no Estado, e se ele, o único Senhor e Doador da vida, está ausente, então toda ordem é impossível e os elementos da sociedade voltam à escuridão e caos primitivo.

Em nome de vossos próprios interesses, eu vos imploro; em nome do tesouro dos vossos lares e celeiros; de vossas ricas fazendas e cidades; de vossos acúmulos no passado e esperanças no futuro, eu vos advirto — vós nunca estareis seguros se não mantiverdes fielmente todos os direitos régios de Jesus, o Rei dos homens.

Em nome de vossos filhos e da preciosa herança da civilização cristã que lhes cabe; em nome da Igreja cristã, vos advirto: o privilégio sagrado, a liberdade religiosa, não pode ser retida por homens que em questões civis negam sua fidelidade ao Rei.
Em nome de vossas próprias almas e de vossa salvação; em nome da adorável Vítima daquele sacrifício sanguíneo e agonizante do qual extraí todas as vossas esperanças de salvação; pelo Getsêmani e o Calvário; eu vos advirto, cidadãos dos Estados Unidos, flutuai no vosso amplo mar de política, existe outro Rei, um Jesus: A segurança do Estado pode ser assegurada somente na forma de lealdade humilde e total à sua pessoa e de obediência à sua lei.

Fonte: Joseph Morecraft III. Com Liberdade & Justiça para todos: Política Cristã Simplificada, Editora Monergismo, (Edição do Kindle, posição 665-677).

Nota: O pronunciamento acima foi feito pelo Dr. Hodge à sua nação, os Estados Unidos da América, mas a sua aplicação prática é válida para todas as nações, pois pertencem ao Rei Jesus.