“cingi-vos todos de humildade”

Que ordem gloriosa! Ao aconselhar os crentes no seu trato uns com os outros, o apóstolo Pedro os aconselha que se revistam de humildade. Como naquele tempo, ainda hoje as pessoas se vestem de acordo com seu status, profissão ou posição social, a humildade aqui é apresentada por Pedro como uma espécie de uniforme necessário aos verdadeiros cristãos. Há aqui uma ordem clara que todos os crentes se apropriem da humildade como uma roupagem que os distinguem do mundo.

É necessário que os membros do corpo de Cristo estejam submissos uns aos outros pelos laços do amor, da misericórdia e da graça. Essa postura de submissão e humildade, assumida em sinceridade, torna-se o nosso uniforme, nosso adorno, que mostra para os outros que somos remidos, que somos discípulos obedientes de Jesus Cristo e que pertencemos a ele!

Se por ventura você tem ainda alguma resistência quanto a essa ordem santa “cingi-vos todos de humildade”, lembre-se o que o nosso Senhor Jesus Cristo fez por você. Por sua causa ELE se revestiu de humildade, e rebaixou-se a tal ponto de chegar à morte, e morte de cruz.

Pedro nos dá ainda duas razões para atendermos a sua ordem apostólica:

“porque Deus resiste aos soberbos”

A razão é clara – Deus resiste àquele que é soberbo. A soberba é um tipo de resistência a Deus. Quando uma pessoa soberba, orgulhosa e obstinada resiste a Deus, Ele também estará resistindo a ela. Quero dizer com isso que Deus não conhece apenas o exterior, mas também as intenções do coração humano. Isso quer dizer que Ele está mais interessado na maneira como reagimos aos maus tratos, do que no fato de que fomos maltratados. Ou seja, o SENHOR está mais interessado na sua atitude.

Você é uma pessoa vingativa? Guarda mágoas do seu irmão em Cristo? Encontra-se resistindo a ordem do SENHOR, que lhe pede que demonstre o amor e a graça de Jesus Cristo, seu Salvador? Fique certo: Deus também resistirá a você! Não quero dizer que Deus está do lado de quem te maltratou. Quero dizer que ele também irá resistir-lhe porque Ele sempre resiste ao obstinado. Se você paga o mal com o mal, sua atitude está errada.

O fato de Deus resistir ao soberbo, não significa também que mandará logo sobre ele um castigo severo. Como disse A. W. Tozer: “Quando Deus resiste a um homem por causa de pecados de atitude, e do espírito, ocorre uma lenta degeneração espiritual interior que é um sinal do castigo que veio sobre ele. E esse endurecimento lento do coração provocado pela nossa obstinação em não nos rendermos a Deus, acaba provocando cinismo. Desaparece o espiritual, e não produzimos mais os frutos do Espírito. A pessoa que passa por esse processo acabará azedando-se como uma fruta estragada e não é exagero dizer que aquele que provoca a resistência divina continuará a azedar-se amargamente em seu próprio sumo”.

Que Deus nos livre de sermos encontrado com um coração ensoberbecido, arrogante, egoísta ou orgulhoso. Que o SENHOR não nos rejeite.

“contudo, aos humildes concede a sua graça”.

O que vemos aqui é que o mesmo Deus que rejeita os soberbos é o mesmo que está sempre pronto a conceder graça aos humildes.

O SENHOR ainda nos fala por meio desse Apóstolo: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte”; (1Pe 5:6). Isso significa dizer que Deus age no tempo Dele, não no nosso. Ele sabe a maneira certa de nos aperfeiçoar, de ser glorificado em nós, e como edificar a outros por meio de nós. Esse é o “tempo oportuno”.

Mas é possível que Deus, em sua vontade, queira que esperemos um longo tempo antes de sermos exaltados. Talvez o SENHOR queira em sua soberana vontade, que trabalhemos mais em humildade e sujeição, antes de nos honrar, porque ainda não é o tempo dele. “o tempo oportuno”.

É um grande prejuízo para os nossos filhos quando damos coisas que não deveríamos dar: “ensinando-os a dirigir antes que tenham a idade certa; dando-lhes muito dinheiro antes que saibam o valor dele; dando-lhes liberdade excessiva antes que eles saibam o que é ter responsabilidade e maturidade. Fazemos isso por causa de uma afeição mal aplicada, mas essas coisas prejudicam nossos filhos. Retribuir uma pessoa por coisas que não fez por merecer certamente resultará em prejuízo para ela. Assim também, se Deus vier prontamente em nossa defesa, antes que tenhamos passado pelo fogo, isso redundará em prejuízo para nós” (A.W.Tozer).

Deus sabe o que é melhor para cada um de nós, no seu plano de transformar-nos em crentes que irão glorificá-lo e honrá-lo em todas as coisas. Mas antes, precisamos aprender com Ele que a sua graça nos basta.

Rev. José Nilton