Amada Congregação,

Em geral, a maioria dos membros de uma igreja local acredita que a sua participação na adoração corporativa se limita apenas ao momento da leitura em conjunto da Bíblia, ou do cântico congregacional de hinos de louvor. Na verdade, eles pensam não haver nenhuma participação ou responsabilidade da congregação no momento da pregação da Palavra, pois este é um privilégio apenas do pastor.

Entretanto, a Bíblia ensina que a congregação exerce um importante papel quando o evangelho é anunciado pelo pregador. O apóstolo Paulo escrevendo aos tessalonicenses ensina que a razão pela qual a palavra de Deus estava operando eficazmente nos seus corações é porque eles acolheram a mensagem do Evangelho não como palavra de homens, mas como Palavra de Deus (1 Ts 2.13). O escritor aos hebreus conclamou aos seus ouvintes a que se apegassem firmemente às verdades que eles ouviram, a fim de que jamais se desviassem do Evangelho (Hb 2.1).

A Confissão de Fé de Westminster ensina que “… a sã pregação e o consciencioso ouvir da Palavra, em obediência a Deus, com entendimento, fé e reverência” são partes importantes do culto religioso oferecido a Cristo (Confissão de Fé de Westminster, XXI.V). Notemos que o ouvir consciente da pregação da Palavra de Deus com entendimento, fé e reverência, é uma parte importante do culto solene, pois é uma atitude de obediência ao Senhor Jesus. Logo, compreendemos que na teologia reformada a comunidade dos fiéis também participa ativamente no momento em que o Evangelho é pregado em nome de Deus.

O Catecismo Maior de Westminster oferece algumas orientações sobre como devemos nos portar diante da palavra de Deus quando pregada. Isso tudo é muito importante para nós e nossos filhos:

  1. Que atendam a ela com:

a) Diligência (Sl 84.1,2,4),

b) Preparação (Lc 8.18, 1 Pe 2.1,2)

c) Oração (Sl 119.18; Ef 6.17,18);

  • Que comparem com as Escrituras aquilo que ouvem (At 17.11); 
  • Que recebam a verdade com:

a) fé (Hb 4.12),

b) amor (2 Ts 2.10),

c) mansidão (Tg 1.21; Sl 25.9)

d) prontidão de espírito (At 17.11);

  • Que recebam a verdade como a Palavra de Deus (1 Ts 2.13);
  • Que meditem nela e conversem a seu respeito uns com os outros (Hb 2.1; Dt 6.6,7);
  • Que a escondam nos seus corações e produzam os devidos frutos em suas vidas [Sl 119.11; Lc 8.15; Tg 1.25] (Catecismo Maior, Resposta 160).

O cristão verdadeiro não só deve desejar ouvir a fiel pregação das Escrituras, mas atender diligentemente a todas as suas exortações, correções e ensinos. Duas coisas devem ser perseguidas pelo operoso praticante da Palavra de Deus: 1. Entender a sua mensagem e doutrinas; e, 2. Em obediência a mensagem pregada, prontamente atender as exigências do Reino de Cristo.

Pr. Alan Kleber