“Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?” (Mateus 16.26)

Jesus disse algumas coisas bem fora de moda. Ele disse por exemplo, que se você quer viver, você deve morrer. Se você quer encontrar sua vida, você precisa perdê-la. Ele falou sobre sacrifício próprio e sobre carregar a cruz e sofrimento e morte e sobre o perigo das riquezas. Falou sobre a necessidade de dar a vida por aqueles que nos odeiam e nos ferem. Falou a respeito de servir ao invés de ser servido, sobre procurar o último lugar e não o primeiro. Falou a respeito de arrancar nossos olhos e cortar fora nossas mãos se elas nos levarem a pecar.

Qual o sentido disso tudo?

  • Viver diariamente como um cristão significa morrer diariamente como um cristão. Eu devo morrer para a minha fascinação pelo mundo e viver por algo maior, algo mais consistente, algo eterno.
  • Jesus me chama a viver por aquilo que é eterno e não por modismos, mesmo quando isso significa ir contra as normas sociais.

O mundo considera você Bem-aventurado?

Você acredita que o mundo nos considera bem-aventurados? Vamos fazer um teste:

Nossa cultura menospreza aqueles que não são autossuficientes, autoconfiantes e que se fizeram por esforço próprio. 

O mundo menospreza aqueles que reconhecem a realidade escura de seus próprios pecados. Para o mundo o problema do cristão é falta de autoestima.  Os homens exaltam os socialmente fortes e influentes – aqueles que mandam.

Misericórdia e busca pela paz dão impressão de fraqueza. A vingança é mais forte e mais honrosa.  O que poderia ser mais fora de moda do que a pureza? As pessoas que procuram pureza moral são tachadas de hipócritas.

Ser Cristão – Um grande desafio

Jesus nos ensina que se levarmos a sério a decisão de segui-lo o mundo nos perseguirá. Não nos enganemos se o mundo nos odeia, porque ele primeiro odiou o nosso Senhor e Salvador. Existe uma oração, chamada de “Uma Oração Paradoxal”. Não somos muito afeitos a orações prontas, mas elas são belas e lícitas. Quando nos considerarem antiquados, ignorantes, fora de moda. Meditemos nas palavras desta oração:

Ajuda-me a aprender por meio dos paradoxos

Que o caminho para baixo é o caminho para cima,

Que ser humilde é ser elevado,

Que o coração quebrantado é o coração curado,

Que o espírito contrito é o espírito exultante,

Que a alma arrependida é a alma vitoriosa,

Que não ter nada é possuir tudo,

Que carregar a cruz é usar a coroa,

Que dar é receber,

Que o vale é o lugar da visão.

(Arthur Bennet, O Vale da Visão)

Transcrito e adaptado do livro:

“Fora de moda: Diferente para fazer diferença”, Ed. Cultura Cristã

Pr. Alan Kleber