I – Leia Mateus 5.1-12. Depois leia novamente a primeira bem-aventurança no versículo três.

II – De acordo com Mateus 5.3, o que é ser humilde ou pobre de espírito?

(1) É considerar as riquezas deste mundo a causa da pobreza espiritual dos homens. O exemplo da Igreja em Laodicéia é extremamente marcante. Revela que nem sempre a prosperidade material é sinal de riqueza espiritual (Ap 3.15-17).

(2) É considerar a pobreza espiritual a verdadeira riqueza aos olhos de Deus. O Senhor Jesus conhecia a tribulação, pobreza e sofrimento da Igreja em Esmirna. Aqueles cristãos abandonaram tudo por amor a Cristo e receberam uma maravilhosa promessa do Rei dos reis: “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap 2.9, 10).

(3) É considerar aquilo que é lucro para o mundo, perda por causa de Cristo. O apóstolo Paulo tomou o seu próprio exemplo de vida quando pregou aos Filipenses sobre a Suficiência de Cristo para a vida cristã.  Por amor a Jesus Cristo ele perdeu todas as coisas que um dia julgou importante, considerando-as como esterco (Fp 3.7-9).

(4) É considerar que Deus olha graciosamente para o aflito e abatido (pobre) de espírito e que treme diante de Sua Palavra. O homem humilde de espírito reconhece que é pecador e por isso carece da glória de Deus (Rm 3.23). Ele tem consciência de que por suas próprias forças jamais se libertará da escravidão do seu pecado. Ao tremer diante do poder da Palavra de Deus, arrependido de seus pecados, ele deposita sua fé inteiramente em Jesus e nele encontra o verdadeiro tesouro eterno (Is 66.2; 57.15).

(5) É considerar atentamente para o que Deus requer do homem. O pobre de espírito é bem-aventurado porque anda humildemente com o seu Deus. Sua vaidade e arrogância espiritual caem por terra, e uma vez junto ao Senhor, ele não precisa viver mais se escondendo ou em rebelião contra os mandamentos de Deus. Eis a razão porque o verdadeiro caminho da felicidade apontado por Cristo começa com a humildade (Mq 6.6-8).

Bom estudo!

Pr. Alan Kleber