Leia Atos 1.6-8

Introdução

Podemos facilmente nos distrair em nosso trabalho para o Senhor. Os discípulos tinham recebido um mandato para sair como testemunhas de Cristo no poder do Espírito. Porém, no versículo 6 eles rapidamente estavam mudando de foco: “Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel?”

I. Perdendo o Foco

Lucas relata que o interesse dos discípulos de Jesus ainda repousava na visão tipicamente judaica acerca do Messias prometido – a restauração do reino de Israel. Os judeus estavam interessados ​​em um Messias político que viria para restaurar o trono de Davi por meio de um grande e poderoso reinado, promovendo a libertação do domínio de seus inimigos. Então, onde estava a distração do foco por parte dos apóstolos?

1. Os discípulos ainda estavam tão focados em Israel como nação que não podiam enxergar que o verdadeiro Israel de Deus estava espalhado entre as nações. Este era o verdadeiro foco!

2. Os discípulos estavam à procura de algo mais político, e não do que era essencialmente espiritual. Jesus havia dito: “Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui” (Jo 18.36).

II. Mantendo o Foco

O Senhor Jesus, essencialmente, se recusa a dar a resposta que seus discípulos procuravam para satisfazer sua curiosidade. Ele responde que tal informação não lhes interessava saber, pois: “Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” (At 1.7-8).

1. “Tempos” e “épocas” são duas palavras gregas comuns para se descrever o tempo. A primeira palavra se refere “a um período de tempo” ou “sua duração”, enquanto segunda implica em “um ponto específico de tempo” ou “um evento único”.

2. Jesus disse, em outras palavras para os discípulos: “mantenham seu foco em seu próprio negócio, e o negócio de vocês é proclamar o evangelho. Deixem que o Pai cuidará de seu negócio de acordo com o que Ele decretou em Seu próprio tempo”.

III. Focando na Aplicação

Precisamos ter cuidado para não criticarmos os discípulos por terem feito uma pergunta legítima que desejavam que fosse respondida por Jesus. Porém, a principal lição para nós, discípulos do Senhor Jesus hoje, é perceber que mesmo preocupados em fazer coisas boas, podemos ser distraídos e nos esquecer daquilo que é mais importante para nossa missão.

1. Podemos nos dedicar a fazer trabalhos de valor, ajudar os outros, melhorar a nossa própria compreensão da verdade, mas negligenciar o trabalho de proclamar o evangelho. Devemos aceitar as palavras de Cristo como uma repreensão à nossa própria perda de foco.

2. Somos embaixadores de Cristo para o mundo. Somos embaixadores de um reino eterno, que é de natureza espiritual, que exige um novo nascimento para entrar. Precisamos tomar cuidado com a distração. Não podemos perder o nosso foco como embaixadores de Cristo e Seu reino!

Pr. Alan Kleber