“…mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (Atos 1.8)

Introdução

Estas palavras constituem a missão da Igreja para além de suas quatro paredes. Não há nada de complicado aqui com o que nosso Senhor Jesus falou. Contudo, infelizmente, os argumentos mais comuns que por vezes ouvimos da boca de cristãos são:

1. Que o Senhor falou essas palavras em meio ao calor de sua emocionante ascensão aos céus.

2. Que essas palavras apenas se aplicaram aos apóstolos, excluindo, portanto, os cristãos nos dias atuais.

3. Que essas palavras são dirigidas hoje aos pastores e missionários, e que por isso excluem os demais membros da Igreja de Cristo.

O Ordem para Testemunhar

O problema com tais argumentos é que todos eles são falaciosos. Além de cometer uma grande injustiça com a Palavra de Deus, eles revelam ingratidão para com o Cristo que nos redimiu.

Não podemos negar que cada um dos evangelhos e muitas das epístolas apresentam um mandato para testemunhar. Jesus Cristo nos ensinou que seus discípulos são:

1. O sal da terra: “Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens” (Mt 5.13).

2. E a luz do mundo: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5.14).

Somos chamados de “a luz do mundo” em meio a um mundo em trevas. O mandato de Jesus para seus servos é:

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 28.19, 20)

Como e o Que Testemunhar?

Normalmente, pensamos que para ser uma testemunha de Jesus Cristo, o cristão deve se dirigir a uma casa, tocar a campainha, e ao abrir a porta confrontar a pessoa que a abriu com uma apresentação rápida e superficial do evangelho, pressionando-a finalmente por uma decisão. Que fique bem claro: isto não é testemunhar de Cristo!

J.I. Packer diz que evangelizar é “apresentar Jesus Cristo aos homens pecadores, a fim de que eles possam vir a colocar sua confiança em Deus, recebe-lo como seu Salvador e servi-Lo como seu Rei na comunhão da sua Igreja”.

Isso pode ser feito de muitas formas e configurações. Alguns podem bater em uma porta e pedir para apresentar o evangelho. Outros podem ter dificuldade em fazer isso, mas podem falar de Cristo ao seu amigo ou parente de uma forma natural. Outros ainda, podem enviar mensagens pelas redes sociais ou simplesmente convidar pessoas para o culto no domingo.

Conclusão

Testemunhar significa que pecadores redimidos estão dizendo a pecadores não redimidos como eles também podem ser resgatados pela graça maravilhosa de Jesus. Esta é a mensagem mais importante que podemos transmitir para outra pessoa. Pense nisso: Você está preparado para testemunhar durante a semana? Ore ao Senhor pedindo sabedoria e graça, a fim de que você seja verdadeiro sal e luz para este mundo insosso pela incredulidade e mergulhados nas trevas do pecado.

Pr. Alan Kleber